sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MAIS UM OPOSITOR DO REGIME CUBANO MORRE EM GREVE DE FOME

O prisioneiro cubano Wilman Villar, 31 anos, morreu ontem (19/01) num hospital de Santiago de Cuba, de pneumonia e infecção generalizada, como consequência de uma greve de fome que mantinha há 50 ou 56 dias (as versões das agências noticiosas variam) para protestar contra a pena de quatro anos de prisão a que foi sumariamente condenado por "desacato e atentado à autoridade".

Antecipando-se às inevitáveis desqualificações das vítimas, volto a ressaltar o óbvio: assim como não há nenhum motivo aceitável, à luz dos valores civilizados, para impedir-se de viajar uma pessoa que não está sendo acusada de nada, também inexiste como justificar-se a imposição de sentença tão dura sem direito real de defesa e num julgamento realizado a toque de caixa.

Militante do movimento União Patriótica de Cuba, Villar foi preso no dia 14 de novembro. Verifica-se, portanto, que bastaram duas semanas (pouco mais, pouco menos) para ele receber a condenação tão excessiva quanto inapelável.

Há quem acredite estar prestando um serviço a Cuba e aos ideais revolucionários ao justificar ou minimizar tais acontecimentos chocantes.

Eu penso exatamente o contrário: são trunfos oferecidos numa bandeja para a propaganda anticomunista. De nada adianta tentar-se depois remediar, o que não se pode é deixar acontecer, seja dando motivos para tais protestos desesperados, seja mantendo postura inflexível face a eles.

P.S. - O governo de Cuba, em seguida, alegou que Villar seria preso comum, detido por agredir a esposa. E a Anistia Internacional informou que se tratava de um preso de consciência, detido quando participava de uma manifestação em apoio às Damas de Branco (mulheres de presos políticos). Em 2010, Cuba também quis fazer crer que era apenas um delinquente outro preso político que morreu fazendo greve de fome, Orlando Zapata, que vários anos antes já tinha sido reconhecido pela AI como opositor de consciência.

14 comentários:

Anônimo disse...

desqualificando essa aberração jurídica chamada "desacato a autoridade", que, via de regra, vem sempre precedido de um abuso de autoridade ; que tipo de "atentado" ele cometeu? é preciso avaliar bem a situação antes de comprar o velho clichê reaça de "preso político cubano que morre após greve de fome".Qual o histórico dessa União Patriótica?

chinchonero

celsolungaretti disse...

Não é clichê reacionário, é um fato: sofreu condenação draconiana num arremedo de tribunal, não se conformou, fez greve de fome e morreu.

O resto é irrelevante.

ALGO ASSIM NÃO PODE ACONTECER NO NOSSO LADO. É INCONCEBÍVEL. É INACEITÁVEL.

Dom Juan de Marco disse...

O regime mais genocida da história humana faz mais uma vítima. O democrático blog não postou meu comentário sobre o megaupload? Brincadeirinha. Democracia e comunismo não combinam. Um grupo de iluminados irá trazer o paraíso a terra... em todo lugar que passou entregou o inferno.

Anônimo disse...

gostaria de crer nisso que vc falou, celso. Mas, também, quero saber qual atentado ele cometeu, e qual o histórico dessa União Patriótica. Qualquer crime cometido em Cuba inviabiliza uma prisão, se for alegado crime político??? Afinal, qual foi o atentado cometido por ele, e qual o histórico dessa UP?

celsolungaretti disse...

Don Juan,

o dr. Jack Micler aqui responde que
o comentário sobre o Megaupload era despropositado. Os personagens mais idêntificados com queimas de livros são mesmo o Hitler e o Torquemada. Neste blogue não incentivo o tiroteio de clichês

De resto, a democracia não combina nem com o capitalismo (o poder econômico geralmente se impõe de forma avassaladora, reduzindo as instituições democráticas a mero jogo de cena), nem com o COMUNISMO REAL, que nem de longe seguiu as premissas de Marx.

Ainda está para ser tentado o comunismo com que o velho barbudo sonhou, implantado em escala internacional e alavancado por nações desenvolvidas (e não como uma solução híbrida para tirar do atraso países com desenvolvimento tardio, inclusive alguns que ainda conservavam traços feudais).

celsolungaretti disse...

Quanto ao comentário anônimo, em regimes fechados é difícil saber-se o que realmente houve e o que não passa de invencionice de parte interessada.

Então, eu me ative ao inquestionável:

1) um caso desses ser julgado em cerca de duas semanas não é julgamento, é linchamento;

2) a intransigência total e absoluta do Estado face a uma greve de fome é DESUMANA e CRIMINOSA, chame-se o grevista Bobby Sands ou Orlando Zapata.

Repito o que escrevi quando da greve de fome do bispo do São Francisco: nós, revolucionários, somos os que mais temos a perder com a desmoralização da forma extrema de luta que é a greve de fome, pois frequentemente somos obrigados a recorrer a ela.

Também canso de repisar que não podemos ter uma posição quando o grevista é do IRA e outra quando o grevista é da União Patriótica de Cuba. Isto não é política, é fanatismo religioso.

Devemos, isto sim, escolher conscienciosamente os princípios e valores que assumiremos como nossos e os defender em todas as circunstâncias.

Anônimo disse...

celso, essa sua mesma posição valeria para um posada carriles ou um orlando bosch?

chinchonero

GUERRILHEIROS VIRTU@IS disse...

http://islamiacu.blogspot.com/2012/01/wilman-villar-mendoza-no-era-un.html

Contradiz o q postastes.

Saroba

celsolungaretti disse...

Chinchonero,

vc se refere a dois terroristas que cometeram atentados de verdade contra o regime cubano.

Isto, por acaso, justifica acusarem todo e qualquer um de cometer atentados (até um mero participante de manifestação de apoio às Damas de Branco)?!

Não defenda práticas stalinistas, Chinchonero. Elas deveriam ter ido para a lixeira da história junto com o genocida georgiano.

celsolungaretti disse...

Os tais "guerrilheiros virtuais" deram o link da mentira oficial.

Quem diz a verdade é a Anistia Internacional, mais uma vez.

Anônimo disse...

Não defendo práticas stalinistas não, apesar de também não analisar Stalin sobre uma ótica maniqueísta. Mas, recapitulando, parece que esse preso cubano cometeu um crime comum de violência doméstica (agrediu a mulher, a sogra...)e diante do "canto da sereia" (me ajuda aqui que eu te ajudo ali) resolveu politizar a questão para se livrar da prisão e, em contrapartida, ajudar a propaganda gusana de miami.
Porém, diante desse suposto crime cometido,concordo que Cuba não deveria ter deixado a questão evoluir até esse ponto e a condenação de 4 anos foi exageradíssima para o suposto delito.

chinchonero

celsolungaretti disse...

Maniqueísta? Os milhões de camponeses assassinados por Stalin para coletivizar a agricultura na marra fazem dele um dos piores assassinos da História, Chinchonero.

Quanto à fábula que os cubanos inventaram, nem sequer é original. Eles também bolaram uma conversa pra boi dormir dessas quando o Zapata morreu. Alegaram, da mesmíssima forma, que não passava de um criminoso comum.

Aí o Lungarzo publicou um link que comprovava ter o Zapata sido reconhecido como opositor de consciência pela Anistia Internacional 4 OU 5 ANOS ANTES!!! Xeque mate.

Eles estão tentando fazer-nos de bobos pela segunda vez.

Anônimo disse...

Essa coisa é mais que cansativa e suspeita. O sr. Lungaretti vive criticando o regime cubano, venezuelano, boliviano, equatoriano e demais da ALBA. Alvo escolhido bem a caráter, não?! Já que são os países, na América, que fazem frente ao império ianque, não aceitando suas imposições e exploração, como ocorria antes. Sobre isso o mesmo senhor se cala. Não sou stalinista mas baseado em quem se diz milhõe e milhões de mortos por Stálin? Departamento de Estado/USA e jornalistas pagos?! Logo após a queda da URSS, pesquisadores de vários países, lá estiveram e NÃO comprovaram tais massacres. Não passavam de pouco mais de 100 mil presos, na Sibéria, dos quais alguns milhares morreram. Quanto aos, estes sim, milhões de mortos pelo império atual, 4 milhões no Vietnã, 1 milhão no Iraque, centenas de milhares no Afeganistão, Somália, Líbia (estranho silêncio do sr. Lungaretti sobre o massacre desta) e tantos outros mundo afora, inclusive A.L. Aliás, há uma preocupação em não nominar a fonte principal terrorista do mundo: EUA. Também, até hoje, não recebi resposta sobre recebimento de dinheiro da Anistia Internacional do governo ianque. Assim como eles financiam as tais "damas" e seus bêbados e agressores comuns para servir os interesses imperiais.
Quero ver a resposta a tudo isso e também saber do silêncio sobre a campanha contra a Síria e Irã e não só condenação dos dois, outro serviço que se junta à burda geral da mídia corporativa atrelada.

celsolungaretti disse...

Suspeitas são as falsas acusações, isto sim.

NÃO vivo criticando os REGIMES dos países da Alba.

NÃO escrevi artigos negativos sobre o Equador, a Bolívia e a Venezuela.

Critiquei, sim, as PRÁTICAS INDEFENSÁVEIS do regime cubano em relação aos direitos humanos, porque são isto mesmo: indefensáveis.

A morte de milhões de camponeses soviéticos na coletivização forçada da agricultura é fato histórico TOTALMENTE ESTABELECIDO. Nos Gulags, outra aberração, o número de mortes foi menor, mas igualmente INACEITÁVEL.

Nunca integrei os quadros da Anistia Internacional, mas é uma entidade INSUSPEITA aos olhos das pessoas civilizadas e equilibradas, que sempre fez o que estava ao seu alcance quando os direitos atingidos eram os nossos e hoje faz tudo que pode quando palestinos são massacrados por israelenses. A acusação é RISÍVEL.

Wilman Villar foi CHANTAGEADO PELAS AUTORIDADES, que ameaçaram exumar a acusação ANTIGA de ter agredido a mulher, mas não se prostrou e acabou morto.

A Síria não passa de uma ditadura assassina, das piores. Nada nela, ABSOLUTAMENTE NADA, pode despertar a simpatia de revolucionários. É uma mera tirania pessoal.

Eu tenho criticado o estado teocrático iraniano, pois é só o que um revolucionário pode fazer com estados teocráticos. E tenho criticado a repressão iraniana porque é só o que um revolucionário pode fazer com repressões bestiais. Mas, várias vezes, afirmei que os países ocidentais não podem querer controlar o programa nuclear iraniano enquanto não desarmarem Israel, o mais contumaz agressor de outros povos nas décadas recentes.

Se você quer monolitismo, vá frequentar a Igreja Universal. Revolucionários têm espírito crítico e opinião própria. Divergem do que consideram nocivo à revolução.

É o meu caso: para mim, o AUTORITARISMO só serve para afastar de nós os novos contingentes que precisamos desesperadamente trazer para nossa luta, caso contrário continuaremos não fazendo a diferença no Brasil.

Related Posts with Thumbnails