terça-feira, 6 de setembro de 2011

MENSAGEM À OMBUDSMAN DA 'FOLHA' SOBRE DESVIOS DE CONDUTA DO JORNAL

Prezada senhora,

em nome de Cesare Battisti, venho denunciar três graves desvios de conduta jornalística em que incorreu a "Folha de S. Paulo" na entrevista "Revolução? Isso é uma piada", publicada no último domingo, 04/08.

1) a utilização, por parte do jornalista João Carlos Magalhães, de uma relação familiar (no caso o tio, Magno de Carvalho Costa) para obter a entrevista, a despeito da desconfiança que a "Folha de S. Paulo" inspirava em Battisti e em todos nós do Comitê de Solidariedade -- não só por seu viés na cobertura do caso, que sempre avaliamos como adverso, como por ter se posicionado favoravelmente à extradição para a Itália em editorial publicado no dia do julgamento no STF.

Eis o depoimento de carvalho Costa:
"Quero dizer que me sinto responsável por trazer a minha casa, onde está hospedado o companheiro Cesare, o jornalista João Carlos Magalhães da 'Folha de S. Paulo', que acabou fazendo a matéria, que certamente foi o que de pior já publicou sobre Cesare Battisti no Brasil.

Este jornalista no qual confiei e fiz confiar ao Cesare, é meu sobrinho e é filho de pais de esquerda...

Foi com a maior surpresa e decepção que leio a matéria infame publicada pela 'Folha de São Paulo', (...) em que o Sr. João Carlos Magalhães rompendo com todos os acordos feito comigo e com o próprio Cesare de imparcialidade, publica esta matéria com o claro objetivo de provocar a Direita e por outro lado, indispor Cesare com todos os que o apóiam, negando suas convicções".
2) O logro, o uso de subterfúgios e o descumprimento de promessas poderiam ser considerados apenas lapsos morais, se o jornalista não tivesse se valido da confiança que Battisti nele depositou (porque afiançado pelo tio), para induzi-lo a uma exposição negativa. Eis o relato de Battisti:
"...[foi colocada na] primeira pagina uma foto aonde eu apareço feliz da vida com gargalhadas e cervejas, cujo titulo e legenda 'La dolce vita clandestina' serve para dizer à Itália que eu estou me lixando dos dramáticos anos 70...

...Agora vem a safadeza: ele mesmo [o jornalista João Carvalho Magalhães] me levou ao bar só na intenção de tomar essa foto".
A conjugação de uma foto de Battisti gargalhando com uma legenda sarcástica predispõe, indiscutivelmente, os leitores contra ele. É inaceitável que o jornalista o tenha induzido a colocar-se nessa situação, aproveitando a forma dúbia como se introduziu junto a Battisti para o desmoralizar. Trata-se, nem mais, nem menos, de uma armadilha. A ingenuidade de um não justifica a má fé e falta de escrúpulos do outro.

3) Pior ainda foi haver rompido unilateralmente e sem comunicação prévia o acordo de não revelar a região em que Battisti estava morando. Trata-se de um cidadão contra quem, há vários anos, é movida uma intensa campanha de ódio na Itália e no Brasil. A própria imprensa italiana já noticiou que o serviço secreto daquele país tentou contratar mercenários para sequestrá-lo ou eliminá-lo em solo estrangeiro, com as tratativas só não avançando por desacordo quanto a preço. Enfim, Battisti tem justificados motivos para adotar algumas precauções.

Uma condição imposta aos entrevistadores tem sido sempre esta: a de não facilitar sua localização. A revista "IstoÉ" a respeitou, mesmo se tratando de uma matéria de capa. Idem a revista "Piauí".

A "Folha", não. Logo no 3º parágrafo, bem como no crédito do jornalista, colocou uma informação que poderia inspirar um atentado contra Battisti -- sem nenhum motivo jornalístico para tanto, uma vez que nada de relevante acrescenta ao texto, sua situação no Brasil está totalmente legalizada e ele pode residir onde quiser. Por que não aludir, simplesmente, a "uma pequena cidade no litoral paulista", como os outros fizeram?

Confio em que a Senhora compreenderá a gravidade do que estou expondo e vá tomar as providências devidas.

Atenciosamente,

CELSO LUNGARETTI
jornalista profissional

9 comentários:

Anônimo disse...

Venhamos e convenhamos, mas esse truque das fotos não é monopólio só da direita não. Aqui mesmo no blog, várias vezes foram utilizadas essas "técnicas" de utilização de fotos para desqualificar personagens reacionários. Exemplos são vastos: Ignacio La Russa, Pinochet, Jânio Quadros...

celsolungaretti disse...

Eu escolho as fotos que melhor se adequem ao teor do post, DENTRE AS QUE ENCONTRO NO GOOGLE IMAGENS.

Além disto, para evitar problemas legais, utilizo fotos já publicadas em blogues.

É bem diferente de, com logro e má fé, induzir alguém a se colocar em situação desmoralizante.

Se ele encontrasse o Cesare no boteco, poderia fazer as fotos que quisesse.

Mas, levá-lo lá para clicá-lo daquela forma é armação.

Anônimo disse...

Difícil é acreditar na ingenuidade do Cesare ao se deixar fotografar por um jornalista da Folha dentro de um boteco com uma garrafa de cerveja. Um cara rodado, escolado, escaldado...várias canas nas costas... É dose!

CARLO PONTI disse...

Senhor Magno de carvalho Costa, meus pêsames! É triste ter um sobrinho calhorda, que mesmo tendo pais idealistase que por "algum" deixa-se cair no canto da sereia dos representantes do grande capital e da extrema direita. Iludir-se com os ´tavinhos da vida nem a Lo Prete!

Senhor Celso Lungaretti, minhas sinceras condolências. O Senhor joga pérolas aos porcos, ao escrever um artículo tão bem elaborado mas, endereçado a um(a) ombusdman da Rôlha. Teria sido melhor o senhor ter descido o SARRAFO, nesta corja de fascistas, mentirosos, manipuladores e que escrevem para uma classe média parva!

Ruy Barbosa Maciel- Governador valadares MG

celsolungaretti disse...

Sr. Maciel,

devemos sempre exercer nossos direitos. No caso, o de obter alguma forma de reparação da 'Folha' pelos danos causados à imagem do Cesare por um trabalho jornalisticamente incorreto.

Não se trata de um artigo, mas sim da mensagem que encaminhei à ombudsman, pedindo que ela tome as providências que se impõem. É o dever de ofício dela, defender os interesses DAS DUAS PARTES.

Só se ela não cumprir tal dever é que cabe a espinafração que o Sr. está pedindo. Cada coisa a seu tempo.

Anônimo disse...

Que futuro amargo espera esse jornalista? Renegou a consciência política dos pais, traiu a confiança depositada pelo tio e Cesare. Tudo isso para servir um jornal decadente e reacionário.
Nunca vi tamanha sordidez.
Quanto a Cesare, não se trata de ingenuidade. Para os italianos os laços de parentesco são sagrados; confiou de coração que o sobrinho fosse tão honrado como o tio.
Esse jornalista carregará consigo, para sempre, essa nódoa em seu caráter.

CARLO PONTI disse...

Senhor Lungaretti.

O senhor está corretíssimo. É que eu ando com o meu QE (quociente emocional) prá lá de desestruturado quando leio sobre ações maquiavélicas do PIG. Não lí o título do seu texto, comecei pelo meio e nem percebí que era uma mensagem à ombsdwoaman da Rôlha. Civilizadamente o senhor expôs a forma espúria como foi feita a tal "reportagem" e reclamou com quem de direito. Quiçá o senhor obtenha resultados da parte do jornal. Duvido muito. Por outro, acho que na segunda parte deste imbróglio, eu vou ler outro texto do sr, só que desta vez vai ser à espinafrar. Completará-se assim, o "uma coisa de cada vez". As estatísticas e os procedimentos que que este jornal tem tomado, inclusive sobre batistti, dão sustentáculo às espectativas negativas que eu tenho deste jornal e dos seus jornalistas.

Ruy Barbosa Maciel- Governador valadares MG

J.Eduardo R. de C disse...

Já ouve resposta?

celsolungaretti disse...

Sim, a ombudsman está ouvindo as duas partes, como é dever dela.

O Suplicy garantiu que ela é uma pessoa digna (filha do Paulo Singer).

Torçamos para que dê uma solução satisfatória. Seria bom até como precedente e para inibir futuras distorções do mesmo tipo.

Related Posts with Thumbnails