quarta-feira, 24 de agosto de 2011

INDÚSTRIA CULTURAL DISSEMINA OBSCURANTISMO E RETROCESSO

Um dos nomes mais ilustres da resistência jornalística à ditadura militar, Alberto Dines continua firme e forte em sua trincheira no Observatório da Imprensa, brindando-nos com textos impecáveis e imperdíveis como o desta semana: Depois da Guerra Fria, a Guerra Santa, no qual dimensiona outro retrocesso (mais um!) impulsionado pela indústria cultural.

Recomendando a leitura da íntegra, destaco as linhas mestras:
"A questão religiosa está nas manchetes, capas, telinhas e monitores da mídia mundial. Há mais tempo, com mais destaque e mais espaço do que a crise econômica mundial (formalmente iniciada em setembro de 2008) e os conflitos bélicos propriamente ditos.
Novos tempos, velha intolerância
Não se trata de um enfrentamento litúrgico ou teológico, Deus não está em discussão, nem a conquista territorial dos Estados conflagrados (...). O objetivo das cruzadas do século 21 é a conquista dos corações e mentes (mais aqueles do que estas) dentro desses Estados.
...estamos testemunhando sem perceber (...) uma tentativa de paralisar o processo civilizacional que marca a humanidade há alguns milênios. Gigantesca guerrilha política, a primeira no gênero, verdadeiramente global, disfarçada em conflito confessional com o objetivo de trocar o ser humano pleno, soberano, em mero adorador de imagens e rituais.

...Defender o Estado secular não significa investir contra as religiões ou crenças, queimar templos, livros sagrados ou desrespeitar devoções. Significa apenas defender o Estado de Direito democrático e isonômico.".

Um comentário:

Naty disse...

Se tem algo que me faça rir nessa "Folha Universal" é ver meu ex-professor de Química da escola bem no meio da foto...rsrsrs.

Related Posts with Thumbnails