terça-feira, 12 de julho de 2011

'THE LAND OF THE FREE AND THE HOME OF THE BRAVE'... TORTURERS?!

"Ó, dizei, a bandeira estrelada ainda tremula
sobre a terra dos livres e o lar dos valentes?"
(trecho do hino nacional dos EUA)

Em novembro último, a Anistia Internacional pediu ao Governo Obama a instauração de processo contra George W. Bush por haver admitido em seu livro de memórias Decision Points que, quando presidente, conhecia e aprovava a tortura conhecida como  submarino  (afogamento inconcluso, com o detido sendo levado à beira da asfixia) durante o interrogatório de suspeitos de terrorismo.

Num caso concreto em que lhe pediram sinal verde para torturar um prisioneiro, Bush respondeu: "Com certeza!". Face a tal admissão de culpa, não era preciso investigar mais nada, só anunciar a sentença.

"A confissão do presidente Bush é suficiente para desencadear a obrigação internacional que os Estados Unidos têm de investigar esta confissão e de levá-lo à justiça", afirmou então Rob Freer, dirigente da Anistia Internacional.

Agora, a também respeitadíssima ONG Human Rights Watch reforça este pleito, num relatório de 107 páginas que acaba de divulgar: Tortura impune: o governo Bush e os maus tratos aos detidos.

Segundo o HRW, o documento contém "informação substancial que possibilita a investigação criminosa de Bush e de outras autoridades de seu Governo, incluídos o ex-vice-presidente Dick Cheney, o ex-chefe do Pentágono Donald Rumsfeld e o ex-diretor da CIA George Tenet".

Além do  submarino, a ONG os responsabiliza pelo uso de prisões secretas da CIA e pela transferência de detidos a países onde foram torturados.

E constata:

"O governo de Obama não cumpriu com as obrigações dos EUA sob a Convenção contra a Tortura, porque não investigou os atos de tortura e outros maus tratos contra os detidos".

Cada vez mais ficamos com a certeza de que o principal motivo da condenação de dirigentes nazistas em Nuremberg foi terem perdido a guerra. Criminosos não derrotados estão livres como passarinhos por aí, defendendo e exaltando as práticas hediondas...

3 comentários:

The Light Son of Janus disse...

Me faz lembrar um texto que li que falava da discussão nos EUA quando o tal livro foi lançado. Discutia-se se a simulação de afogamento funcionava ou não. Até que um jurista muito entendido foi a um programa de TV e disse: "funciona, mas não devemos usá-la"

Algo que parece tão trivial... No entando, essa fala foi entendida como uma idéia extremamente refinada.

Laércio disse...

Isso tudo me parece mais uma tentativa da comunidade internacional capitalista em dizer o que pode e o que não pode para manter o sistema. É evidente que Bush extrapolou (com a guerra do Iraque), e demonizá-lo é uma forma de tentar exorcizá-lo, como foi a hipócrita concessão do Nobel da paz a Obsama. O atual presidente serve melhor o sistema que o anterior, e convém prestigiá-lo ao se aproximarem as eleições mais importantes do Planeta. Mas é claro que Bush não será julgado: tudo jogo de cena. Oh audiência burra!

celsolungaretti disse...

Laércio,

há companheiros de esquerda que, absurdamente, defendem regimes autoritários. Então, tentam desmoralizar entidades como a Anistia Internacional e a Human Rights Watch por cumprirem seu papel, denunciando violações de direitos humanos onde quer que ocorram, inclusive nos países queridinhos dessa gente.

A AI e a HRW não são parte de conluio nenhum. Estão certíssimas em pedir que Bush seja processado, pois não só relatou num livro ter autorizado tortura, como justificou tal decisão.

Entidades defensoras dos DH não poderiam jamais consentir que uma personalidade fizesse apologia da tortura. É óbvio que ambas tinham de soltar os cachorros em cima do Bush.

Não busque teorias conspiratórias para explicar acontecimentos simples. Quem faz isto acaba falando sozinho. O cidadão comum quer ouvir explicações razoáveis, não paranóias.

Abs.

Related Posts with Thumbnails