domingo, 17 de julho de 2011

BRASIL ATACA, PARAGUAI SE DEFENDE E REZA. QUER UMA TAÇA DE LIXO

O Brasil teve umas oito chances claríssimas de gol e, como Juca Kfouri comentou, deveria ter vencido por 4x0: em duas, de Lúcio e Pato, o goleiro paraguaio pegou no susto; noutras duas, um zagueiro tirou a bola que inevitavelmente entraria.

É claro que o astral dos jogadores brasileiros era horrível, ao irem para os pênaltis depois de 120 minutos martelando a defesa adversária. Trata-se de um ridículo timeco retranqueiro, que conseguiu a façanha de não mandar um chute sequer à meta brasileira nas duas horas... em que não jogou, apenas se defendeu.

Decisão por pênaltis não é loteria, é anomalia. Uma aberração. A própria negação do espírito esportivo. Significa apenas o seguinte: a engrenagem capitalista que subjugou o futebol impossibilita a realização de outra partida para se definir um vencedor de verdade, como ocorria antigamente.

Seja nos pênaltis, na moedinha ou no cuspe à distância, o campeão tem de sair no dia contratualmente estipulado. Danem-se os atletas e danemo-nos nós, os otários que ainda desperdiçamos tempo com caça-níqueis.

Que isto torne irrelevante a Copa América a partir das quartas de final, ao alijar as duas únicas seleções de verdade (Brasil e Argentina), já é bem grave.

Pior ainda quando engendra uma campeã mundial tão imerecida como a Itália em 2006. Foi a consagração do futebol mediocre e calculista, bem como da mais vil catimba (refiro-me ao repulsivo provocador que cavou a expulsão do grande Zidane).

Fico pasmo com a obtusidade e pequenez dos internautas que tanto e tão grosseiramente vituperam os jogadores brasileiros -- por não terem trazido mais um troféuzinho para pegar pó na estante...

O que eles tinham de fazer, fizeram: jogaram um futebol infinitamente superior e, se o  Sobrenatural de Almeida  não favorecesse o pior selecionado,  teriam obtido facílima vitória.

Precisamos voltar ser esportistas, não calculistas. O resultado só vale alguma coisa quando reflete uma superioridade real.

O hoje produzido pelo critério de desempate foi a absoluta negação do que se viu durante a partida. Portanto, um lixo.

Se valer taça para o Paraguai, será de lixo: a taça da covardia. Fim de papo.

7 comentários:

blog do teacher Ramos disse...

Tudo bem, mas se os pênaltis, por um motivo ou por outro, faz parte do regulamento da competição, cabe a quem participa dela ter competência para convertê-los em gol. Dos lances do jogo, talvez só a bola de lúcio foi no susto, as outras foram defendidas de forma consciente pelo goleiro porque os nossos atacantes não tiveram a frieza de um Ronaldo ou de um Romário para colocar no fundo das redes. Foi imcompetência do timeco de Mano e da Grobo sim. Ponto final.

Anônimo disse...

Quanto a crítica ao capitalismo, concordo plenamente com o Celso. Em relação ao futebol jogado no campo concordo com ...

Anônimo disse...

...Ramos. Sou adepto da "guerra" dentro de campo pra ganhar. Alem de ser melhor tem que ter competência. Mano: zero

Henrique disse...

Mas há imprensa que ainda fica de quatro para a globo.
Afinal a seleção não foi a cara do Brasil atual?
Um dos maiores vexames do Brasil, senão o maior, não ouvi nada igual com que o Dunga fez - peitou a globo.
A maioria dos jornalistas esportivos e os outros de plantão, não dizem uma palavra do que foi a seleção da globo.
E o Sub 17, que representará o Brasil na olimpíadas - parece que o neymar e o ganso não irão!
O 'merchandising' é melhor que o futebol brasileiro.
E a globo continuará com o 'neymerda' e os galináceos 'pato' e 'ganso', aqueles que todos os jornalistas diziam que "arrebentariam" na seleção brasileira - eles podem até chutar o chão, o que vale é o que a globo e cia escalam!
Cheguei a ouvir jornalistas conceituados dizerem que o problema foi o campo em péssimas condições que anulou os 22 chutes do Brasil ao gol paraguaio.
Mas em qual campo o Paraguai jogou?
Não foi no mesmo que o Brasil jogou?
Disseram que o Mano apagou o neymerda. Mas ele não era a solução para tudo. Não seria o neymaradona, o sucessoor do Pelé,...
O Pelé jogava até em campo de pastagem de gado e resolvia!
E daí!É foi o mano que ofuscou os 'brilhantes'!
...
O fato é que se a xuxa aparecer passando extrato de pó de merda para acabar com as rugas do rosto, a maioria da imprensa esportiva vai aceitar numa boa e passará a merda na cara, assim como o neymerda e cia o fez com a gente!

celsolungaretti disse...

A vida não se resume na TV Globo, Henrique. E, quando eu assisto futebol, quero ver exatamente isto: futebol. Com 22 finalizações e oito chances claríssimas de gol, como ontem.

O Brasil de Mano jogou. Criou o triplo ou o quadruplo de lances perigosos que criava na nefanda Era Dunga. Martelou. Mandou chute na trave. Teve duas bolas defendidas por zagueiros depois que o goleiro já estava vencido. Teve a do Pato, que o arqueiro defendeu SEM QUERER com o pé depois que já havia pulado para o outro lado. Tudo isso.

Enquanto isso, o que fez o Paraguai, afora se defender? Nada. 120 minutos de nada. Não acertou um chute sequer no gol brasileiro. Ou seja, foi completamente anulado pelo Brasil, que não correu perigo nenhum, mas causou perigo o tempo todo.

Por azar, não marcou. Assim como a França quase não marcou nas oitavas de final de 1998, quando também massacrou o Paraguai na partida inteira, mas só conseguiu sair do 0x0 aos 113 minutos de jogo, depois de ter um adversário expulso. Ou seja, esse joguinho covarde e retranqueiro causa mesmo dificuldade para quem pratica futebol de verdade.

Se você quer ver o Brasil jogar de novo fechadinho, dando uns 4 chutes a gol por partida, favoreça a derrubada do Mano e a volta daqueles cabeças-de-bagre com muita transpiração e nenhuma inspiração.

Não precisamos de guerreiros, porque futebol nunca foi uma guerra. Precisamos de talentos, talentos e mais talentos.

Neymar, Ganso, Pato e Lucas são a chance de o Brasil voltar a jogar como Brasil. Se queimarmos essas revelações, acabaremos assistindo ao Brasil atuando como Itália de novo.

Henrique disse...

É como o Lúcio disse – o mais importante é o que esta na frente da camisa canarinho e não o que está nas costas.
A merda tá feita.
Foi uma das maiores vergonhas da seleção brasileira.
E olha que a imprensa é que escalou a tal seleção.

Sinto saudades do gordo Ronaldo, do Ronaldinho,…que até chutando em cima de um “montinho” no campo faziam gol, decidiam partidas.
Hoje só se decide quando a globo arma o seu circo no mesmo local onde a seleção está hospedada.
Isto é o que vale>
Será que o “ney….., ganso, etc, irão disputar o único título que o país não tem – o olimpico???
Será que a próxima seleção vai dar a mesma coisa?
Se são bons por que não mostraram nesta c.América?
Será que é dificil jogar com tanto talento?

celsolungaretti disse...

Eu recomendo que a discussão seja transferida para o post mais recente, RENOVAR É PRECISO, VENCER COPINHAS NÃO É PRECISo
http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/2011/07/renovar-e-preciso-ganhar-copa-america.html

Mas, quem preferir continuar postando comentários aqui, fique à vontade.

Related Posts with Thumbnails