terça-feira, 2 de novembro de 2010

RECOMENDO: "DOS PORÕES DO DOPS PARA A PRESIDÊNCIA"

O vibrante jornalista e companheiro Rui Martins, nosso homem em Berna, acerta em cheio de novo, desenvolvendo brilhantemente uma linha de raciocínio que também está presente em alguns dos meus últimos textos:
"Estranho país esse meu Brasil, onde por guerrinhas políticas se procura denegrir a imagem de seus heróis do passado. Os covardes de ontem, que compuseram, colaboraram ou se aproveitaram da ditadura tentam agora minimizar o valor de todos quantos expuseram suas vidas em luta pela liberdade e pela democracia dos dias de hoje.

"Dilma Rousseff não é apenas a primeira mulher brasileira eleita presidenta (e isso já é estraordinário num país tido como de machistas), é mais que isso, é uma das lutadoras naqueles escuros anos de chumbo. Anos em que, militares teleguiados pelos EUA destruíram a cultura construída nas nossas universidades, a pretexto de evitar o marxismo, mas na verdade para manter a desigualdade social e a semi-escravidão de grande parte da população, da qual só agora vamos saindo.

"Dilma foi uma resistente, vinda das hostes de um outro herói, Leonel Brizola. Sua eleição é o coroamento do longo caminho das batalhas sociais em favor do povo e da liberdade, que são por uma melhor repartição do pão e por uma melhor remuneração do trabalho da maioria da população".
Recomendo a todos a leitura, na íntegra, do ótimo Dos porões do Dops para a Presidência.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola celso

sou muito admirador de seu blog e atualmente com a novel ado sbt amor e revoluçao e programas e filmes sobre a epoca da ditadura e um que assiste hoje de tarde que passou no canal brasil que se chama"cidadao boilesen"sobre esse empresario de origem dinamarquesa que financiou a tortura da oban e onde tem depoimentos de varias pessoas que trabalharam no dops,doi codi e tambem ex militantes que lutaram na epoca e tambem personalidades que falaram da epoca como fhc,o ex governador de sao paulo paulo egydio martins,dom evaristo arns gostaria que se vc ja viu ou se nao viu nao deixe de ver e tambem qual sua opiniao sobre toda essa mobilizaçao sobre a abertura dos arquivos como filmes,reportagens ajudara a opiniao publica?

celsolungaretti disse...

Companheiro,

filmes nacionais me enervam, porque, por cortesia dos milicos, minha audição não é boa. Fico irritado por não entender direito muita coisa que é dita.

Mas, evidentemente, eu conheço a história do Boilesen, um daqueles tarados que, além de financiarem a repressão, ainda aproveitavam para saciar seu sadismo torturando os companheiros. Sou contemporâneo de tudo isso e parte dessa História.

Quanto à abertura dos arquivos militares, não espere revelações assombrosas. Os milicos estão expurgando-os há muito tempo. O que eles realmente não queriam que viesse à tona, com certeza já foi suprimido.

É muito importante que venham mais filmes, mais reportagens, mais peças teatrais, etc. Como os caminhos judiciais estão bloqueados pela decisão absurda do STF, que pelo menos a verdade seja conhecida pelo máximo de pessoas.

Um forte abraço!

Related Posts with Thumbnails