terça-feira, 28 de setembro de 2010

É SÓ ISSO QUE UMA VIDA VALE?!

Os dois melhores filmes de tribunal a que assisti na vida são do grande diretor Sidney Lumet: o Doze Homens E Uma Sentença original (de 1957) e O Veredicto (1982).

Neste último, um advogado em busca de redenção pessoal e profissional (Paul Newman) consegue derrotar um luminar do Direito (James Mason) e a influência avassaladora do poder econômico, provando que uma mulher saudável havia sido transformada em vegeral por erro médico cometido num hospital católico.

Tão indignados ficam os jurados que pedem ao juiz licença para concederem à família da vítima uma indenização bem maior do que a pleiteada pelo próprio advogado.

Foi o que me veio à lembrança ao ler que o Tribunal de Justiça de São Paulo condenará o jornalista Pimenta Neves a pagar aos pais da também jornalista Sandra Gomide (foto) R$ 300 mil, por havê-la assassinado com um disparo nas costas e um tiro de misericórdia quando já estrebuchava, há dez anos.

Dois desembargadores já definiram que o homicida confesso será obrigado a reparar a dor causada à família de Sandra. O terceiro e último pediu vistas, mas seu voto não vai alterar o resultado final.

No entanto, justiça mesmo se faria multiplicando o valor por mil.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails