sexta-feira, 11 de junho de 2010

O HORROR, O HORROR!

Um dos muitos trechos marcantes de Apocalypse Now (d. Francis Ford Coppola, 1979) é quando o coronel Kurtz (Marlon Brando) exemplifica a determinação extrema dos vietcongs com um episódio que teria presenciado: tendo as tropas estadunidenses vacinado as crianças de uma aldeia vietnamita, os rebeldes depois deceparam seus braços, para que nenhuma delas carregasse a marca vergonhosa de uma dádiva inimiga.
Excesso de imaginação? Quanto à Guerra do Vietnã, é provável que sim. Nunca ouvi falar em algo semelhante na vida real. Quem despejava napalm nas criancinhas eram os EUA.

Mas, há mesmo os que agem com essa bestialidade extrema.

No sul do Afeganistão, o grupo radical islâmico Taleban arrastou para fora de casa e enforcou no centro da aldeia um menino de sete anos, alegando que espionava para os EUA e para o governo afegão.

Já o avô do menino desmente a acusação, dizendo tratar-se, isto sim, de uma represália: líder tribal, ele discursara elogiando o governo e estava formando um pequeno grupo para resistir ao Taleban.

A barbárie é inaceitável; quem a ela recorre, desqualifica irremediavelmente sua causa.

Mas, não deve ser esquecida também a contribuição sinistra que os EUA deram para que as coisas chegassem a tal ponto, intervindo com suas tropas num país soberano, derrubando um governo legítimo e impondo os mandatários que queriam aos afegãos.


Um comentário:

Jânio Freitas disse...

Horror igual ou maior está acontecendo nas nossas metropoles. Aqui em João Pessoa, Paraíba, estão assassinando pessoas como animais no matadouro. A droga está destruindo este país. Os traficantes e o crime organizado fazem horrores com a população. Os principais canais de televisão exibem isto apenas por que dá audiência. Pessoas são metralhadas, assassinadas, os peversos estão cada vez mais peversos. A Polícia ilegal, tenta resolver o problema assassinando pessoas, sem processo, sem defesa.

Related Posts with Thumbnails