domingo, 31 de maio de 2009

NOVA LAMBANÇA DA "FOLHA": NÃO DÁ PRA NÃO RIR...

A Folha de S. Paulo é um jornal que perdeu o rumo. Está à deriva.

Pois, embora não se veja nenhum interesse nas ruas pela concessão de um terceiro mandato consecutivo ao presidente Lula, a Folha se deu ao trabalho de realizar, por meio do DataFolha, uma pesquisa sobre essa possibilidade quase inexistente, por vários motivos:
  1. Lula precisaria aceitar e, até agora, tem afirmado que não aceitará;
  2. a Proposta de Emenda Constitucional foi apresentada por um parlamentar puxa-saco, mas, até agora, não conseguiu a adesão do número suficiente de congêneres necessário para que seja iniciada a tramitação;
  3. para ser aprovada, precisaria passar por duas comissões da Câmara Federal e duas do Senado, além de receber, em quatro votações, a anuência de três quintos dos congressistas, número bem difícil de ser atingido;
  4. a emenda estabelece a realização de um plebiscito em setembro, de resultado incerto;
  5. eminentes juristas já avaliaram que a emenda é inconstitucional, portanto haveria uma batalha jurídica no caso de sua aprovação;
  6. o PSDB e o DEM já declararam que usariam de todas as manobras facultadas pela legislação para retardar a tramitação da emenda, de forma a impossibilitar que esse roteiro seja cumprido até outubro, data final para a virada de mesa;
  7. vários ministros do STF já anteciparam que, mesmo sendo tal pacote aprovado pelo Legislativo, acabará fulminado pelo Supremo.
Então, se o terceiro mandato consecutivo é uma aberração sob todos os pontos de vista e tem chance infinitesimal de virar realidade, por que o autoproclamado principal jornal do País lhe confere tamanho destaque a ponto de fazer dele a manchete da principal edição da semana, a de domingo?

Para piorar ainda mais a performance jornalística da Folha, no próprio título do seu editorial dominical o jornalão admite que se trata de um "assunto encerrado", mas com uma argumentação que é um verdadeiro primor de hipocrisia:
"...a proposta da 're-reeleição' para o presidente petista não alcança, pelos dados da pesquisa, densidade suficiente para se impor.

"Ao contrário: com 49% dos entrevistados contra a ideia, e 47% a seu favor, comprova-se acima de tudo o quanto haveria de arriscado na manobra.

"A possibilidade de instituir-se uma fratura profunda de opiniões, em assunto diretamente ligado à estabilidade institucional, surge com clareza - e, do frio registro dos números às vicissitudes de um entrechoque real no debate público, certamente esse potencial divisivo tenderia a intensificar-se gravemente."
Ou seja, mais do que as sete razões acima alinhavadas, o que inviabilizaria mesmo o terceiro mandato é o resultado da pesquisa do DataFolha!

Ou o jornal superestima alucinadamente sua importância ou está recorrendo a um malabarismo retórico para tentar justificar a manchete indefensável. Fico com a segunda opção: maquiavelismo de baixa categoria.

Aqueles a quem os deuses querem perder, primeiro enlouquecem. Eis a melhor explicação para a nova lambança domingueira desse jornal que já se expusera ao ridículo absoluto no episódio da ficha policial falsificada de Dilma Rousseff.

A Folha está sofrendo de megalomania delirante, cujo sintoma mais evidente é essa obsessão em produzir factóides políticos que caem no vazio.

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a FSP tenta com isso criar um clima golpista. "País dividido" frente à suposta vontade de Lula de se reeleger mais uma vez.
Para mim é mais uma tentativa de desestabilização institucional à direita. Coisa pra instigar os milicos. Há outras teses por aí, como a que aponta que o tema de reeleição seria uma forma de minar a candidatura de Dilma, fazendo passar que a doença dela a impediria.

Marcos Doniseti disse...

Celso, a 'Folha' deixou de ser um jornal há muito tempo. Hoje, ela é apenas um panfleto a serviço do PSDB e de José Serra.

abraço

José Carlos Lima disse...

A Folha é agência de publicidade

ana

luferom disse...

A Folha faz um jogo duplo. Sua linha editorial é de crítica ao governo Lula, assim ficando bem com a mais parcela mais esclarecida da população, onde estão seus leitores. Mas, nas pesquisas, só apresenta dados favoráveis a Lula e assim faz um agrado aos poderosos do dia.

Killifeman Eternity Friends disse...

SR.MARCOS D.!!!!!!INFINITOS PARABENS!!!!!! A MIDIA E PRINCIPALMENTE ESSE ""PASQUIM DE MILESIMA CATEGORIA" CHAMAADO DE "folha de sao paulo" EH UM VERDADEIRO DESSERVIÇO AO BEM DA POPULAÇÃO!!!! EH UM VERDADEIRO "PANFLETO DE BLINDAGEM" AO "ze pateta" E O SEU PUPILO GAY (NADA CONTRA AOS GAYS E COM O MEU MAIOR RESPEITO AOS GAYS) "giba kassabedenada" QUE DEVERIA TER VERGONHA DE EXISTIR!!! VERDADEIRO MARIONETE DO "ze pateta" PORQUE O "gilberto kasabedenada" SOH ANDA COM AS PERNAS DO ""ze paeteta" DOIS LUNATICOS!!!!! ET´s!!!!!!MENTIROSOS!!!!ENGANADORES!!!!!CANALHAS!!!!!CAFAJESTES!!!!!BANDIDOS!!!!DISCRIMINADORES DE TRABALHADORES HONESTOS E DIGNOS!!!!! SABE PORQUE????? VAGABUNDO SOH DISCRIMINA TRABALHADOR QUE EH E SEMPRE FOI HONESTO E DIGNO!!!!COMO ESSES DOIS CANALHAS!!!!!VERDADEIROS "VIRUS BIPEDES"!!!!!!INFECTOS DA SOCIEDADE!!!!!E ESSA IMPRENSA MALDITA!!!!!HORRORENDA!!!!!ASQUEROSA!!!!!NOJENTA!!!!!E CONSIDERADA A PIOR IMPRNESA DO MUNDO!!!!!!APOIA E BLINDA O "ze pateta" E O "gilberto kassabedenada" ENGANANDO E LUDIBRIANDO E CONFUDINDO OS CABEÇAS "TORTAS" E AS 'CABEÇAS TORTAS" QUE EH O QUE SAO PAULO ESTA INFECTADO!!!!!COM ESSES PANFLETOS MAQUIAVELICOS A OPINIAO PUBLICA!!!! E O PIOR!!!!!ESSES DESGRAÇADOS POR SUAS PROPRIA NATUREZAS AINDA APOIAM O "ze pateta" E O "gilberto kassabedenada"!!!!!EH O FIM DO MUNDO!!!!!PATRA!!!!!!CHEGA!!!!!!BASTA!!!!!!E AINDA ESSES DOIS CANALHAS!!!!!CAFAJESTES!!!!!BANDIDOS DE COLARINHO BRANCO!!!!OBTEM TODO APOIO DOS SEUS "capanagas do stj" QUE SAO OUTRO BANDO DE BANDIDOS!!!!! QUE DISCRIMINAM TRABALHADORES HONESTOS E DIGNOS!!!!!!SO ESQUECEM D EFAZER A LEI PARA BANDIDOS, TRAFICANTES, ASSALTANTES, ESTRUPADORES, ARROMBADORES DO COFRE PUBLICO!!!!!
INFINITOS PARABENS SR. MARCO D.!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A Folha deixa claro, no editorial, que um golpe poderia resultar da "divisão" do país. Ela levanta o tema, registra o empate, ignora a postura de Lula e seu partido, e já insinua a solução para o "impasse": um golpe institucional...
Masturbação completa.

Related Posts with Thumbnails