domingo, 7 de dezembro de 2008

COLUNISTA DENUNCIA "O BRASIL ESCONDIDO, QUE ALIMENTA A BARBÁRIE E SERVE À MORTE"

O colunista Jânio de Freitas denuncia na Folha de S. Paulo de hoje: o governo brasileiro ficou de fora do tratado contra fabricação, uso e venda de bombas de fragmentação, já assinado por 92 países.

Eis os trechos mais marcantes, que subscrevo, compartilhando em gênero, número e grau a indignação do velho jornalista:

"As bombas de fragmentação, como o nome indica, desmancham-se em numerosos artefatos que se espalham por vasta área, cada um deles capaz de explodir logo ou de aguardar no solo que, em dia incerto, alguém pise ou apanhe e assim o faça explodir. Não se trata então, por mais que os interessados o afirmem, de arma de defesa.

"Os estudos sobre os efeitos do emprego dessa bomba pelos Estados Unidos e por Israel, no Oriente conflagrado, atestam-na como armamento de ataque. Do contrário, as vítimas fatais e de mutilação não seriam populações civis, urbanas e rurais. Eis aí o tipo de armamento que o Brasil está produzindo, em pelo menos três indústrias bélicas, e vendendo sem limitações...

"Tudo isso, e muito mais e muito pior, passa-se às escuras, sem conhecimento da população, sem conhecimento do Senado e da Câmara, sem conhecimento do sentido presente na Constituição para a identidade do Brasil entre os países.

"O Brasil escondido, que alimenta a barbárie e serve à morte, justificaria, e no entanto não precisa temer, uma cruzada de Ministério Público, meios de comunicação, universidade, intelectuais e artistas, para trazê-lo à luz dos dias. E confrontá-lo, para confirmação ou recusa, com o tipo de país que se pretende ter.

"Na recusa ao banimento das bombas de fragmentação, que teriam feito o gozo dos exércitos nazistas, o Brasil alinhou-se a Estados Unidos, Israel, Rússia e aos outra vez atritados Índia e Paquistão."

Um comentário:

delaorden disse...

parabéns pelo blog e o livro. sou suspeito para falar da situação que estamos vivendo....te convido a dar uma passada no meu blog
www.delaorden.wordpress.com

Related Posts with Thumbnails