domingo, 27 de maio de 2018

O LOCAUTE DOS CAMINHONEIROS PASSADO A LIMPO – 1: UM DOS ALVOS É A MUDANÇA DA POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRÁS.

O PACTO DA GREVE (principais trechos)
Por Miriam Leitão 
A greve dos caminhoneiros só pôde chegar ao ponto em que chegou com a conivência dos empresários da indústria de transportes. Tanto é verdade que um dos pedidos feitos é de que não houvesse reoneração da contribuição patronal do setor. Todos os outros serão reonerados... 

Em reunião no Palácio do Planalto, o representante dos grandes empresários de transportes deixou claro que concorda com o movimento e que o alvo é a mudança da política de preços da Petrobras, o repasse da alta do dólar e do petróleo. 

...Caminhões transportam 64% da carga do país e esta parcela tem se mantido nos últimos anos. O país teve décadas, e inúmeros planos de desenvolvimento, planejamentos estratégicos, Pacs, para começar a reverter o rodoviarismo. Nestes últimos dias ficou claro que, além de ser uma irracionalidade ambiental e econômica, a dependência ao setor pode encurralar o governo, desorganizar a economia e transtornar a vida dos consumidores. O país precisa levar a sério o esforço de investir em outros modais.

Segundo Maurício Lima, sócio diretor do Instituto Ilos, Supply Chain, o transporte de cargas é feito 30% por autônomos. Outros 50% são de pequenas empresas subcontratadas pelas grandes empresas.

— O Brasil tem uma frota de dois milhões de caminhões, sendo 650 mil autônomos, ou cerca de 1/3. Existem 150 mil empresas de transporte. No período de expansão econômica, entre 2004 e 2012, os modais ferroviário e hidroviário não conseguiram crescer na mesma proporção. Por isso o modal rodoviário foi mais exigido e aumentou sua participação no transporte — diz o especialista.

As grandes empresas são apenas uma parte, mas por serem grandes são as que contratam as menores. Um setor tão pulverizado só conseguiria essa paralisação em tantos estados com a complacência da maioria dos grandes contratantes. Como há muita oferta de serviço de autônomos e pequenas empresas, se as grandes empresas não quisessem, eles poderiam romper contratos e só acertar com os que não aceitassem fazer parte da paralisação.

A decisão da Petrobras de reduzir o preço em 10% serve como sinal em momento de crise aguda. É um gesto de boa vontade, como diz o presidente da empresa, Pedro Parente, mas é temporário. O que querem os caminhoneiros? Controle de preços. 

Sobre a redução de impostos, a carga tributária é de fato alta demais. Representa metade do preço do diesel. Mas faz sentido que outros produtos paguem impostos, e gasolina e diesel, não? 
O que a pátria tem a ver, afinal, com os interesses mesquinhos dos grandes empresários do transporte?
Dos tributos, o maior, que representa 30% do preço, é o ICMS, que tem ainda o defeito de fazer parte do problema: quanto mais aumenta o preço, mais se eleva o valor cobrado de imposto e mais sobe o preço. PIS/Cofins e Cide incidem com valor fixo...

...claramente o que está acontecendo não é uma greve de caminhoneiros. É mais grave e mostra o risco que o país corre sendo tão vulnerável ao transporte rodoviário.
                          SOBRE O MESMO ASSUNTO, LEIA TAMBÉM (clique p/ abrir):
O PODER DAS MÃOS PARADAS SACODE A PASMACEIRA GENERALIZADA...

2 comentários:

Anônimo disse...

Pô, CL, Mirian Pigão não , né meu irmão...

Há anos que não assisto à Rede Gloebells

celsolungaretti disse...

Eu publico textos inteligentes e esclarecedores de quem os tenha escrito. Sou totalmente contra ad hominem.

Os dados econômicos dessa matéria são extremamente relevantes para tirarmos conclusões sobre o que realmente é o locaute atual e eu não deixaria de aproveitá-los por mero preconceito contra uma profissional que, por sinal, quase nunca leio. Mas, desta vez, valeu a pena.

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