quinta-feira, 28 de setembro de 2017

ITAMARATY DESMENTE INFORMAÇÃO D'O GLOBO' QUE O BLOGUE CITOU, SOBRE GESTÕES SIGILOSAS ITALIANAS.


Acabo de conversar por telefone com um dos assessores de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores, que me contatou para desmentir esta informação de 25/09/2017 do jornal O Globo, que reproduzi na íntegra em alguns dos meus espaços virtuais:
"Em sigilo, o governo da Itália apresentou pedido para que o presidente Michel Temer reveja a decisão de Lula que garantira a Battisti residência em território brasileiro, evitando uma extradição para cumprir a pena em seu país de origem. 
...Segundo integrantes do governo, dois ministros já teriam dado sinal verde para um ato de Temer a favor do pedido italiano: o ministro da Justiça, Torquato Jardim, primeiro a analisar a demanda do governo estrangeiro; e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, por considerar o ato como um gesto importante diplomaticamente".
Battisti: sua fuga sem fim terá mais capítulos ainda?! 
Segundo o representante do Itamaraty, não houve consulta nenhuma à pasta nem manifestação nenhuma do ministro a tal respeito.

Evidentemente, não tenho como apurar se tudo não passa de invencionice d'O Globo ou é o desmentido que não expressa a verdade. O jornalista palaciano me pareceu sincero, mas sofri decepções demais na minha carreira para acreditar cegamente no que me dizem profissionais do seu gabarito.

Caso se confirme que o ministro não foi informado das gestões sigilosas italianas nem opinou sobre o assunto, eu estarei lhe devendo desculpas por ter-me referido, no mesmo post, aos "maus conselhos do ex-guerrilheiro Aloysio Nunes Ferreira Filho".

Independentemente dos caminhos por ele percorridos desde sua longínqua militância na ALN, eu ficarei aliviado se o Aloysio Nunes não tiver mesmo contribuído para uma empreitada tão reprovável e indigna como a tentativa de entregar Battisti à Itália. 

Torço sempre para que os ex-companheiros da resistência à ditadura militar honrem seu passado e mantenham-se à altura do corajoso papel que desempenharam num dos momentos mais dramáticos de nossa História. (Celso Lungaretti)

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts with Thumbnails