domingo, 18 de dezembro de 2016

O NOVO HORIZONTE REVOLUCIONÁRIO, APÓS A DEGRINGOLA DO POPULISMO E O FIM DAS ILUSÕES ELEITOREIRAS.

"Volta e meia
a vida se solta
e vem a reviravolta
e nada volta ao lugar"
(Sérgio Ricardo)
Por meio do consumismo e da indústria cultural, o capitalismo tem conseguido evitar a formação de uma consciência revolucionária nos países mais desenvolvidos em termos econômicos. 

Aí a coisa pega, pois Marx sempre supôs que eles estariam à frente da revolução e as nações pobres e/ou periféricas os seguiriam. E, realmente, a tentativa de atacar a corrente capitalista nos elos mais fracos nos levou a uma sucessão de experiências autoritárias fracassadas e de ruinosos desastres econômicos. 

Mas, hoje estamos diante de uma nova realidade: a iminência da pior crise econômica do capitalismo desde a ocorrida na década de 1930. [Vale lembrar que as grandes revoluções do século passado se deram exatamente quando o poder central se enfraqueceu, seja por causa de guerras e do caos subsequente (Rússia, China, nações do sudeste asiático) ou como reação a uma ditadura detestada pelo povo (Cuba)]. 

Ora, é enorme a possibilidade de que, em curto ou médio prazo, sobrevenha a quebra das Bolsas de Valores em escala generalizada, seguida por uma mega-depressão econômica; e isto pode muito bem fazer com que aflore o ânimo revolucionário nas nações convulsionadas

Ou seja, as pessoas teriam de somar forças na luta pela sobrevivência e, a partir de tal experiência, poderiam optar por, depois do vendaval, reconstruírem a sociedade de forma diferente, segundo outros valores e prioridades. 

Mas, para que tal aconteça, precisamos ir formando desde já os quadros para liderarem as massas nos momentos críticos; terão de estar aptos para aproveitarem bem as janelas revolucionárias que se abrirem, assim como fez em 1917 o Partido Bolchevique (graças à qualidade superior dos seus quadros, que eram numericamente muito inferiores aos de outras forças políticas). 
As lutas em que poderemos acumular forças e irmos formando tais quadros são as lutas sociais contra o capitalismo, não as lutas para ganhar eleições, conquistar cadeiras no Executivo & Legislativo e influir nos podres Poderes. Esta etapa terminou em definitivo! E não deixará saudades...

Depois dos fracassos retumbantes de 2016, só quem não não tem olhos para ver (ou honestidade política e intelectual para extrair as conclusões que se impõem) continua acreditando em reformar o capitalismo por dentro, nos moldes da democracia burguesa.

É hora de a esquerda sair da zona de conforto e voltar a trilhar os árduos caminhos da revolução!!!
.

Um comentário:

Leandro Ramos Benfatti disse...

Boa tarde Celso! Tudo bem? Concordo com tudo o que você disse no seu texto sobre a Revolução Socialista, mas será que a Esquerda brasileira verá que o caminho mesmo é a Revolução e não as reformas graduais dentro do capitalismo- ou seja, o reformismo- e dentro da democracia liberal burguesa?
E P. S.: Sou admirador da sua trajetória politica ( mesmo quando vc foi injustiçado na VPR- Vanguarda Popular Revolucionária- e em toda a Esquerda Armada quando vc era um preso político) e também sou admirador do foquismo militarista da VPR.

Abraços,
do Leandro.

Related Posts with Thumbnails