sexta-feira, 18 de maio de 2012

HOJE O "NÁUFRAGO DA UTOPIA" ATINGIU MEIO MILHÃO DE ACESSOS

Por volta das 13h30 desta 6ª feira (18), um dos contadores de acessos ao blogue Náufrago da Utopia cravou a marca de 500 mil.

O outro contador registra um pouco menos, 483 mil. Em junho também chegará ao meio milhão.

O pontapé inicial foi dado no dia 8 de agosto de 2008, com um post de título brincalhão, alusivo ao filme Christiane F....: Eu, Celso L., 57 anos, anistiado e... blogueiro (?!) - clique p/ acessar. O crescimento foi lento, mas constante. A média atual é de aproximadamente 850 hits por dia.

Os visitantes perfazem quase que a metade exata desse total. Ou seja, em média, cada leitor clica em dois posts.

Não possuo informações suficientes para dimensionar a relevância de tais resultados, comparativamente a outros blogues de política + assuntos de interesse geral.

Também não tenho como quantificar o número de pessoas que acompanham meu trabalho via blogue, ou seja, quantas o visitam habitualmente e quantas vêm uma vez ou outra.

Presumo que o número de seguidores ajude: são 629 espaços em que pode ser lido o título dos posts diários. Quando atrativo, suponho que atraia gente nova.

Tal deve ser a razão do desempenho surpreendente de alguns artigos que fogem ao meu foco principal. Caso dos dois mais visualizados ao longos destes quase quatro anos:
O mais gratificante é ter afirmado o blogue sem fazer concessões. Não há brindes, links para downloads, nenhum ganho ou vantagem salvo oferecer informação/interpretação/opinião um tanto diferenciadas.

Também inexiste a busca de popularidade fácil. Em vários assuntos assumi posições contrárias ao consenso do meu público, recebi muitas críticas e sustentei minha visão, até que ela acabou confirmada pelo fatos.

P. ex., quando, há mais de três anos, coloquei em xeque a adesão da esquerda ao combate à corrupção política (acesse artigo aqui).  Desde então, de CPI em CPI, veio ficando cada vez mais evidenciado que a corrupção só acabará junto com o próprio capitalismo e que esses espetáculos grotescos cumprem apenas o papel de fornecer catarse barata e desviar a atenção do cidadão comum da exploração e desumanização que lhe são impostas.

E falo de boca cheia: tenho orgulho de manter um blogue que não engana ninguém. Cada palavra e cada imagem são coerentes com a missão enunciada de defender a justiça social, a liberdade, os direitos humanos e o exercício do pensamento crítico.

Muitos esquerdistas atuais têm um certo constrangimento em falar de revolução e de fim do capitalismo. Eu falo nisso o tempo todo, pois não vejo outra hipótese para a felicidade dos homens e nem mesmo para a sobrevivência da espécie humana. Desatar o nó da História e sepultar de vez um sistema condenado e cada vez mais nocivo em sua putrefação agônica, é prioridade máxima para os que travam o bom combate.

E, na era da internet, a luta contra o capitalismo tende a ser cada vez mais encabeçada por novos contingentes intrinsecamente libertários, que jamais aceitarão as camisas-de-força stalinistas. Então, a liberdade plena e o pleno respeito dos direitos humanos estão bem no centro das lutas do século 21, e aí ficarão.

3 comentários:

Murilo Gonçalves disse...

Parabéns, Companheiros Náufragos! Sempre que posso acompanho vosso blog, do qual já puxei algumas reportagens para meu Balaio! Sucessos!

Abraços: Murilo Gonçalves

www.umbalaiodenoticias.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Parabéns Celso!
te conheci por aqui e admiro tua postura pragmática - principalmente pela expressão do pensamento baseado na vivência da história! - o quê, comigo, somente agora (uns 4 anos atrás!) depois dos 50 anos, graças às tuas palavras e de outros (grandes 'sujos') da rede.
Saúde e força - Amigo! - pois nosso caminho neste mundo (país?!) é de pedra!!
sds,
Márccio Campos
rio de janeiro

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Parabéns também! É sempre bom ter um ponto de vista independente. A filiação ideológico-partidária não pode ser automática, deve passar pelo crivo individual.

Related Posts with Thumbnails