sábado, 25 de setembro de 2010

NOSSO SAMBA AINDA É NA RUA

A música mais apropriada para este dia não é do Geraldo Vandré, mas pertence àquela época áurea em que ele obtinha merecido destaque na MPB.

O autor, Chico Buarque, foi adversário do Vandré no inesquecível Festival da Record de 1966, quando o 1º lugar foi dividido entre nada menos que duas obras-primas, "Disparada" e "A Banda".

Das mais marcantes é "Quem te viu, quem te vê", uma das pérolas do Chico naquela fase em que estava muito influenciado pelo Noel Rosa.

Foi a canção que logo me veio à cabeça, quando li estas declarações que Sua Excelência Luiz Inácio da Silva deu na festa de lançamento de novos papéis da Petrobrás, na Bolsa de Valores de São Paulo -- cuja imagem, para minha geração, estará sempre associada ao  milagre brasileiro, do qual foi cartão de visitas e, depois da derrocada,  símbolo do logro que lesou diretamente muitos brasileiros e, indiretamente, a todos.

Exaltando mais uma vez  a si próprio por ter conseguido a aclamação dos antigos inimigos (sem nunca perguntar-se qual dos dois, afinal, abdicou de suas convicções de outrora), Luiz Inácio disse, no auê da Bovespa:
"Só pode ser uma dádiva de Deus porque, dez anos atrás, eu passava aqui na porta da Bolsa, as pessoas tremiam de medo: 'Aonde é que vai esse comedor de capitalismo?'. E exatamente esse comedor de capitalismo deixa a Presidência da República como o presidente que participou, de forma honrosa, do momento mais auspicioso do capitalismo mundial".

Se era só isso que Luiz Inácio queria, conseguiu. Outros, como o  companheiro presidente  Allende, queriam muito mais.

Quanto às  dávidas de Deus, algumas não são exatamente o que parecem. Goethe explica. 
Foto: Ricardo Stuckert / PR, a quem agradeço.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Celso,

Acho que o Presidente Lula de hoje está a frente do Lula de ontem. Não se esqueça que, para fazer a transição para o socialismo, o capitalismo deve estar completamente evoluído. A transição feudalismo-capitalismo, está provado pela história, não funciona.

Saudações revolucionárias,
Carlos

celsolungaretti disse...

Carlos,

no Brasil não há feudalismo, e sim um dos capitalismos mais selvagens e predatórios do mundo.

E, mesmo que fosse o caso de termos de desenvolver o capitalismo -- não é --, ainda assim não caberia a nós o papel de o paparicar com frases tão infelizes como essa do Luiz Inácio.

Não tente justificar o deslumbramento dele por ser agora recebido como igual na Casa Grande. Nosso samba ainda é na rua.

Abs.

Related Posts with Thumbnails