sábado, 26 de junho de 2010

SELEÇÕES AMERICANAS DEITAM E ROLAM NO MUNDIAL

A 1ª fase do Mundial 2010 teve os americanos e asiáticos indo além do esperado, os europeus ficando aquém de suas tradições e os filhos da Mãe África dando vexame em casa.

Dos seis países africanos, sobrou apenas Gana (16,6%).

Dos três da América do Norte e Central, dois seguem adiante: EUA e México (66,6%).

A América do Sul conseguiu o notável aproveitamento de 100%, com a classificação de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

A Ásia também surpreendeu, com 50% de suas quatro seleções conquistando a vaga: Coréia do Sul e Japão.

A Oceania é caso à parte, continente que futebolisticamente inexiste. Sua única força, a Nova Zelândia, parecia figurante fazendo papel de índio em bangue-bangue convencional: estava lá para morrer logo de cara.

E a Europa ficou no prejuízo, com seis dentro e sete fora. Estatística chinfrim (46,1%) e desclassificação precoce da França e Itália.

Para piorar, a sorte caprichosa obrigou os europeus salvos do incêndio a entredevorarem-se nos mata-matas: Alemanha x Inglaterra, Espanha x Portugal e Eslováquia x Holanda.

Assim, das quatro campeãs mundiais da Europa, duas já caíram e só uma superará o obstáculo seguinte. Qual? Parece haver ligeira superioridade da Inglaterra.

Já nos outros clássicos europeus, o favoritismo é mais acentuado, da Espanha e da Holanda, mas pode haver surpresa(s).

O Uruguai de Diego Forlan despachará a Coréia do Sul. Fácil, fácil.

O Paraguai também vai bater em bêbado, o Japão.

Os estadunidenses, quem diria, estão mostrando mais alma de vencedores do que os guerreiros de Gana. Devem, portanto, prevalecer.

A Argentina, maior candidata ao título, não terá vida fácil contra o México, mas tende a vencer, caso não ocorra um imponderável igual ao que quase alijou a Espanha, por conta da dificuldade em romper-se uma retranca férrea.

Finalmente, o Chile, para o Brasil, é como o Peru: morre na véspera.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails