Na verdade, trata-se de uma conferência de parte das partes, se considerarmos a ausência de governantes de diversos países e a divisão de blocos conferencistas: o grupo azul das cúpulas governamentais e o grupo verde da galera.
Em geral, as reuniões oficiais de governantes e seus Estados servem sempre para a celebração de convenções de formas políticas e econômicas de ajustes de seus modelos previamente estabelecidos: o poder vertical do Estado regido por uma lógica de relação social preestabelecida: o capitalismo em suas várias formas políticas.
Algumas, como é o caso de crise da questão climática, que abrange ricos e pobres indistintamente (apesar dos danos serem mais sensíveis aos pobres), impele-os à tomada de decisões que denunciam a irracionalidade dos modelos políticos e econômico a que servem, e isso causa constrangimentos peras contradições imanentes ao tema.
A emissão de Gás carbônico CO² pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão, etc.) e a do gás metano (pântanos, fermentação entérica dos ruminantes, aterros sanitários a céu aberto, e até do cultivo de arroz), o CH4, na atmosfera provoca o efeito estufa quando emitido em altos volumes. (por Dalton Rosado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário