domingo, 29 de setembro de 2024

O CRIADOR DO ORKUT ADVERTE: "AS REDES SOCIAIS ESTÃO ESPALHANDO LOUCAMENTE ÓDIO, RAIVA E DESINFORMAÇÃO".

A entrevista do engenheiro Orkut Büyükkökten ao jornalista Bruno Romani, publicada no Estadão deste domingo (29), mostra o enorme  desencanto do 
 criador do serviço que levou seu nome com as
 transformações ocorridas desde a desativação daquela rede social pioneira em setembro de 2014.

Recomendando a leitura integral de O futuro das redes sociais é assustador, diz Orkut Büyükkökten, selecionei os melhores trechos para nossos leitores (CL):
.
"As mídias sociais se tornaram extremamente tóxicas. Há polarização política. Há isolamento. Há vergonha, ansiedade, depressão, problemas de saúde mental. Eles estão realmente prejudicando nossa sociedade e, especialmente, crianças e a geração Z. 

Se você olhar para o Instagram, alguns dos conteúdos criam problemas de imagem em meninas de 13 anos. E mesmo que a empresa soubesse disso, eles não tomaram as medidas necessárias para se livrar desse conteúdo. A sociedade e a humanidade não têm sido uma prioridade nas corporações de mídia social. Isso trouxe o colapso da sociedade.

[No tempo do Orkut] as pessoas passavam o tempo compartilhando, postando e enviando mensagens. E foi assim que eles se conectaram, foi assim que eles criaram comunidades, e foi assim que eles promoveram um ambiente saudável. Hoje, você fica rolando o feed e navegando em conteúdo sem sentido. 

[Vale lembrar, também, a mediação de conteúdo por algoritmos.] Esses algoritmos são otimizados para engajamento e monetização. Com o Orkut, o feed era cronológico, certo? Hoje, é reordenando, dependendo se aquele conteúdo específico gera reação. 

Eles escolhem as postagens que geram ódio e raiva. Então, as redes estão espalhando loucamente ódio, raiva e desinformação.  

Estão espalhando negatividade porque lucram com a negatividade. Eles lucram com o ódio. E essa é uma das razões pelas quais as redes se tornaram tão tóxicas. É a priorização da monetização sobre a sociedade.

As redes sociais hoje são administradas por aproveitadores. Eles só se importam com dinheiro e poder. Quando uma plataforma incentiva a polarização política, faz isso porque ela gera mais receita. Esse é o mal dessas pessoas que estão no comando. 

O futuro das redes sociais é muito assustador agora por causa desse monte de IA. Tivemos um salto gigante com o ChatGPT e a IA generativa. Resultado: um monte de fotografias no Facebook geradas por IA. A maioria das pessoas nem consegue diferenciar. 

Se você olhar para o Instagram, há muitas contas falsas onde todas as imagens são geradas por IA. E elas estão respondendo a comentários, que também são gerados por IA. E estamos recebendo mais e mais spam de IA. Você quer falar com máquinas quando está numa plataforma social? Ou você quer falar com pessoas reais? 

E estamos apenas vendo a ponta do iceberg. Vai ficar muito pior no futuro próximo. 

Mas não é o algoritmo que está pior. O algoritmo é melhor. A internet é que está muito pior agora porque há tanto spam e desinformação. Reputação vai ser uma das coisas mais importantes nas mídias sociais daqui para frente." 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails