sexta-feira, 15 de abril de 2022

A NOSSA PAIXÃO NESTA 6ª FEIRA – VANDRÉ

A
Paixão segundo Cristino foi escrita por Geraldo Vandré, em 1968, para a celebração da Semana Santa na Igreja de São Domingos das Perdizes, em São Paulo. 

Com o assessoramento teológico dos frades dominicanos João Caldas Valença e Bernardo Pires de Vasconcelos, Vandré escreveu uma das mais belas páginas litúrgicas populares sobre a paixão e a morte de Jesus Cristo. 

Durante anos ela foi apresentada na igreja dos dominicanos como memória e celebração de tantos que, a partir de 1968, viveram na sua própria carne a perseguição, calúnia, exílio, agonia, paixão e morte. 

Suas vidas foram celebradas e suas esperanças renovadas a cada ano nas vidas e esperanças de seus irmãos.
Essa paixão é um tributo à resistência de tantos que nas suas vidas e caminhos recriaram a vida e os caminhos de todos os homens que lutaram pela justiça e liberdade. 

A Fundação Cultural de Curitiba, ao recriar esta obra, celebra todos os homens e mulheres que deram as suas vidas para que surja um mundo novo pleno de justiça e fraternidade. 
.
(Carlos Frederico de Souza Filho, que presidia a Federação de Cultura de Curitiba quando esta lançou em disco a missa Paixão segundo Cristinocriada por Vandré e interpretada
por Paulo Cezar Botas, Marinho Gallera e o Coral de Curitiba)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails