domingo, 31 de março de 2019

DALTON ROSADO: "LEMBRANÇAS DO GOLPE (1964) E DO GOLPE DENTRO DO GOLPE (AI-5)"

                             encontro com a ditadura – 13

"A CIA financiou setores da Igreja Católica na Marcha com Deus pela Liberdade e outros movimentos religiosos" (frei Betto)
Considero como importantes os depoimentos pessoais dos que viveram os anos de chumbo, seus testemunhos da História e as ilações contributivas que, a partir deles, podem ser feitas para o momento presente. É um contributo do blog para que a história negativa não se repita. Assim, vamos à obra.  

Em 31 de março de 1964 eu estava às vésperas de completar 14 anos (faltavam 22 dias). Um adolescente apaixonado por futebol, que morava em Mossoró, Rio Grande do Norte, cidade cujo pequeno destacamento da FAB era comandado por meu pai, então sargento da Aeronáutica.

Meu pai havia conhecido minha mãe no ano de 1948, exatamente em Mossoró, 16 anos antes, quando ele foi para lá transferido. Minha mãe era oriunda da tradicional família Rosado; tinha como primo Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, prefeito da cidade e aspirante ao governo do Estado, o que viria a acontecer dois anos após. 

O governador Dix-sept Rosado morreu num acidente de avião em 1951, quando viajava ao Rio de Janeiro para uma audiência com o presidente Getúlio Vargas. 

Meu pai era um mineirinho nascido na histórica cidade mineira de Mariana (a mesma da tragédia da barragem) e que fora para o Rio de Janeiro, lá se tornando militar. Minha mãe, originária da classe média mossoroense (os Burlamacchi, de origem italiana, que trocaram o cchi por qui por causa da pronúncia, e os Rosado, de origem espanhola), apaixonou-se por aquele militar de baixa patente e com ele se casou. 
Assim era Mossoró quando os pais do Dalton namoravam

Nasci no Rio de Janeiro em 1950, para onde meu pai houvera sido transferido logo após o casamento. Assim, sou como diz a música de Chico Buarque, um brasileiro nato, de muitos cantos e origens. Vivíamos a pobreza sustentável de uma vida familiar de militar de baixa patente com cinco filhos, sendo eu o primogênito.  

Quando passei no vestibular de Direito, aos 19 anos, fui cursar a Faculdade em Fortaleza (capital mais próxima de Mossoró, RN) e por lá fiquei até hoje, pois foi onde descobri a régua e o compasso consolidadores daquilo que antes já se formara na minha personalidade: a luta contra as injustiças sociais. 

Meu pai, que servira na guerra patrulhando o Atlântico Sul como sargento rádio-telegrafista, não fazia o antigo estereótipo do militar casca grossa, disciplinador rabugento e bitolado, e minha mãe era envolvida com assistência social aos desvalidos. 

Formavam um casal sem nenhuma aspiração de poder e com imenso senso de justiça, o que certamente me influenciou a ter uma visão crítica daquela sociedade desigual que chocava até o mais insensível observador de cena cotidiana rural e urbana. 

Lembro-me de meu pai, como comandante militar subalterno, recebendo um oficial superior da nova ordem golpista, o qual, de cara, reclamou da poeira no seu sapato; meu pai respondeu batendo continência e dizendo sim, senhor!
"alunos que tentavam gravar aulas eram policiais infiltrados"
Na minha ingenuidade de adolescente, achei que aquilo era uma injustiça e uma afronta ao meu pai, que havia engraxado o sapato até ficar brilhando, mas não tinha como evitar que ele ficasse novamente empoeirado por causa da sequidão da terra.      

Depois assisti à prisão de um comerciante, pai do meu melhor amigo, que comprava uns uísques escoceses contrabandeados no porto de Areia Branca para tomar com os amigos; um tenente do Exército o deteu numa operação espetacular (bem no estilo da Lava Jato dos dias de hoje) como se fosse um grande contrabandista. 

Esse era o clima policialesco do combate à corrupção alardeado pelos golpistas. Lembro-me da vergonha do meu amigo, que vira seu pai algemado, colocado em cima de um caminhão e sendo tratado como um perigoso bandido, embora não passasse de um pacato cidadão que apenas gostava de tomar uns uísques mais baratos e de boa qualidade com os amigos a quem prestava favores.

Meu pai foi para a reserva logo em seguida, afastando as preocupações da família sobre a possibilidade de ser considerado como adversário do regime e receber alguma punição. 

Estas eram as minhas impressões de menino de 14 anos sobre o golpe de 1964, nos meses e anos subsequentes. 
"vi o AI-5 como um golpe dentro do golpe"

Já entrando na vida adulta, vi o AI-5 do final de 1968 como um golpe dentro do golpe

Em 1969 vi muita gente sendo perseguida. Uma delas pude até salvar da prisão, já que alertado pelo motorista da pick-up que serviria de transporte quando fossem detê-la no dia seguinte. Tratava-se do meu melhor amigo, que então teve tempo suficiente para se colocar a salvo e hoje é um brilhante professor de física na UFRJ. 

Em Fortaleza, na faculdade de Direito, assisti em 1970 aos embates de professores com alunos que portavam gravadores, proibidos pelos mestres sob pretextos, já que não podiam alegar o motivo real:  eram policiais infiltrados para vigiá-los. 

Minha indignação com o amordaçamento da livre expressão do pensamento e a amizade com o pessoal da esquerda clandestina (inclusive do movimento cultural do qual saíram Belchior, Jorge Melo, Ednardo, Rodger Rogério, Teti e o hoje equivocado eleitor do Boçalnaro, Raimundo Fagner) fortificaram a minha inclinação natural pelas causas populares e a admiração pelos que ousavam travar o bom combate numa época de trevas.   

Os anos de chumbo foram marcados pelo falso milagre brasileiro; pela euforia da brilhante conquista da seleção brasileira no México, aproveitada de modo ufanista pelos golpistas; e pela perseguição sem tréguas à esquerda, que somente podia se articular nos subterrâneos da resistência.
Secretário de Finanças de Fortaleza entre 1986 e 1988
O que se viu daí em diante foram: 
— demissões arbitrárias; 
— perseguições de todo tipo; 
— banimentos, intensificação das cassações de parlamentares;
— prisões, torturas, assassinatos;
— um clima de medo, em contraponto à alegria de grande parte da classe média. 

Eram os deslumbrados com o boom econômico, indiferentes aos acontecimentos políticos  e eufóricos com a ilusória melhora do padrão de consumo, impulsionada pelos dólares de uma dívida que iria nos custar muito cara. 

Tudo sob o silêncio da censura à imprensa que somente divulgava os êxitos da ditadura. 

Após me formar no final dos anos 70, passei a ser advogado de causas populares: 
— fundador do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da arquidiocese de Fortaleza, com o cardeal Aloísio Lorscheider (1980); 
— fundador do PT (1981); 
— um dos coordenadores da campanha vitoriosa do PT à prefeitura de Fortaleza em 1985; 
— secretário de Finanças de Administração popular (1986 a 1988); 
— candidato a prefeito de Fortaleza, apoiado pela então prefeita Maria Luíza (1988), tendo ambos sido expulsos porque os dirigentes nacionais do PT preferiam outra candidatura; e 
— estudioso das teorias revolucionárias, o que me levou a convergir para a crítica da economia política marxiana e a escrever alguns livros sobre o tema, ainda inéditos, além de colaborar com jornais e blogs.

Esta é a trajetória pessoal de um cidadão preocupado com a renitente e histórica tragédia do povo brasileiro, apesar da imensa potencialidade material do nosso país; e ressabiado com a atual exumação de surrados clichês anticomunistas que, ao invés de nos impulsionarem para o futuro, tentam fazer-nos regredir a um passado atroz e ignaro. 

Ditadura nunca mais! (por Dalton Rosado)

4 comentários:

Anônimo disse...

Dalton, parabéns pelo texto! Gostei de conhecer sua biografia, tem uma bela história de vida, deixará um legado.
Leitor pode sugerir texto? Desse artigo dois temas me despertaram especial interesse e talvez possam ser desdobrados em artigos autônomos:
1) A história (belíssima) de sua família e de sua infância e juventude no Nordeste;
2) O movimento cultural de Fagner e Belchior a que se referiu.
Caso tenha interesse em escrevê-los, lerei com prazer, e sei que outros também o farão.
Abraço!

Luz disse...

Parabéns primo Dalton. Gostei de conhecer sua trajetória de vida. Filho de meus tios e padrinhos Tio Antônio e Dalva Rosado.

Unknown disse...

Parabéns,Dalton!Feliz em saber desse seu legado,fiel as origens.Saudades desses anos todos,a última vez que te vi,estava grávida de Paulinho.Quando nós darás o prazer de sua visita?

Diogo F disse...

Um abraço, primo! Distantes em algumas posições políticas, mas nem um pouco menos admirador de seu tirocínio. Saudações a todos.

Related Posts with Thumbnails