sábado, 5 de outubro de 2013

O PT FABRICOU UM MONSTRO

Não simpatizo com Marina Silva, jamais votaria nela ou a apoiaria para presidenta da República. 

Mas sempre detestei o jogo sujo na política, então me deixaram enojado as fortíssimas pressões de bastidores para que sua Rede fosse impugnada, com o claríssimo objetivo de inviabilizar um projeto que atrapalhava os planos petistas. 

Sou revolucionário, portanto me identifico com Marx, Proudhon, Lênin, Trotsky, Rosa Luxemburgo, Gramsci, Guevara e que tais; Maquiavel sempre foi outro departamento.

E o pior é que os aprendizes de feiticeiro do Planalto acabaram fabricando um monstro: teria sido muito mais fácil enfrentar Eduardo Campos e Marina separadamente do que unidos. 

Agora, com um ano de antecedência, as candidaturas viáveis já estão reduzidas a três, tornando inevitável o segundo turno. E eu não tenho dúvidas de que será o PSB, e não o PSDB, o grande adversário do PT.

Não dá para descartarmos nem mesmo a possibilidade de que a mudança do quadro obrigue os petistas a tirarem o seu maior craque do banco de reservas.

Faz muito tempo que eu não vejo um tiro pela culatra produzir tamanho estrago. Bem feito!


Minha homenagem aos Drs. Frankenstein do PT

2 comentários:

Anônimo disse...

Discordo, primeiro porque a incompetencia da Rede em validar as assinaturas, atributo do partido e não do cartório, não foi culpa do PT, além do que o partido foi superdemocratico em respeitar o posiconamento da Marina que é uma petista antes de mais nada. Acho que o jogo ficou melhor para a Dilma com a decisão porque esse desgaste todo complicou ainda mais a visão do eleitor sobre a candidata Marina, quem se ferrou nesse caso foram os tucanos.

celsolungaretti disse...

Anônimo,

torcedor acha que seu time jogou melhor mesmo quando leva um baile e perde de goleada. Como a política convencional não me encanta (só a revolucionária mexe com minhas emoções) , eu a analiso com a frieza do jornalista profissional que fui durante 33 anos. E, por isto, quase sempre acerto em minhas previsões.

Eu tive a certeza de que o jogo (a impugnação da Rede) fora de cartas marcadas antes mesmo de colegas na ativa (com acesso a fontes que para mim são inalcançáveis) manifestarem sua estranheza com o comportamento da Justiça Eleitoral e alertarem, p. ex., que houve sabotagem no ABC.

Conhecendo o meio, tendo um mínimo de perspicácia e não sendo obnubilado por paixões, é difícil errarmos.

Quanto a quem se ferrou, está na cara que foi o PT. A Marina conseguirá se vender ao eleitorado como vítima de abuso de poder (com toda razão, aliás!!!) e formará uma dobradinha muito forte com o Eduardo Campos.

Com três candidaturas destacadas, será quase impossível a Dilma levar no 1º turno.

E, no 2º, com os tucanos apoiando a chapa do PSB porque não poderão fazer outra coisa, o favoritismo muda de lado.

O que pode, novamente, alterar o rumo da campanha é:

1) Campos ceder a posição de cabeça de chapa para a Marina, que tem muito mais intenções de voto do que ele;

2) O PT trocar a Dilma pelo Lula, se perceber que está seriamente ameaçado de perder o poder.

Quem viver, verá.

Related Posts with Thumbnails