quinta-feira, 21 de abril de 2011

FOTÓGRAFO BRASILEIRO CONFIRMA USO DE ESCUDOS HUMANOS POR GADDAFI

Aos companheiros que continuam utilizando retórica pseudo-esquerdista para defender uma tirania pessoal das mais truculentas, recomendo a leitura de Gaddafi usa escudos humanos, diz fotógrafo brasileiro na Líbia.

Trata-se de uma ótima matéria do correspondente de guerra Marcelo Ninio sobre André Liohn -- que anda em evidência por ter sido o primeiro a comunicar a morte do documentarista britânico Tim Hetherington e do fotógrafo estadunidense Chris Hondros, atingidos por morteiros das tropas governistas.

Eis o trecho mais interessante:
"Veterano em coberturas de guerra, Liohn, 36, chegou há duas semanas a Misrata, pelo mar. Para driblar o bloqueio terrestre de Gaddafi, embarcou num pequeno pesqueiro, onde fez a travessia de 40 horas de Benghazi, no leste, até Misrata.

Encontrou uma situação bem diferente da que presenciara no leste do país, região sob controle dos insurgentes.

Em Misrata os rebeldes tem menos armas e estão totalmente cercados. 'É uma guerra urbana, e isso neutralizou a ação da Otan, que não pode bombardear as forças do Gaddafi sem atingir civis', diz Liohn.

Ele conta que acompanhou um grupo de rebeldes no resgate de duas famílias que eram mantidas há dois meses como escudos humanos por soldados líbios em Misrata, num local onde tanques estavam posicionados.

'Felizmente a Otan não bombardeou, porque as famílias teriam sido massacradas', afirma o brasileiro.

Além de escudos humanos, as forças de Gaddafi também tem usado bombas de fragmentação, banidas pela lei internacional, diz Liohn. Ele fotografou cartuchos do armamento proibido lançados pelo Exército".
Resumo da opereta: não se pode acender uma vela para o libertário Marx e outra para Átila, o Fragelo de Deus. Nem usar uma argumentação de Allende para livrar a cara de um Pinochet.

Com a agravante de que, além de eternizar-se no poder à custa da repressão, assassinatos e torturas, Gaddafi luta como o mais abjeto covarde. Agora a denúncia do uso de escudos humanos não parte dos rebeldes, da França ou da Otan, mas de um compatriota nosso, tido e havido como profissional íntegro. Merece crédito. Merece respeito.

Revolucionários sacrificam a vida, de preferência a causar a morte dos civis. Gaddafi, pelo contrário, esconde-se atrás dos civis, como um coelho assustado.

6 comentários:

Cappacete disse...

E cadê as imagens? Você realmente leva a sério o que sai na Folha Ditabranda, logo você? Kadafi é um ditador mesmo, mas não adianta tirá-lo do poder e por outro pior. Assim que surgir um movimento anti Kadafi genuinamente popular e nacional, e não essa horda de mercenários a soldo da CIA, serei o primeiro a apoiar. Confesso que me intriga essa sua insistência em apoiar e essa empreitada da OTAN, até meu sobrinho emo adolescente sabe que isso é furada. Qualé Lungaretti, vc é dos nossos, não caia no trololó da direita.
Abs!

celsolungaretti disse...

Companheiro,

sobre os revoltosos, no mínimo, há dúvidas.

Sobre Gaddafi não há dúvida nenhuma: é o contrário de tudo que defendemos, um tirano bestial que só se manteve no poder aterrorizando o povo líbio há quatro décadas.

Eu não caio em trololó nenhum; nem no da direita, nem no dessa esquerda desnorteada que se acumplicia com ditadores repulsivos como o Ahmadinejad.

Abs.

AF Sturt Silva disse...

Uai existia a defesa dele para evitar uma invansão externa e um avanço do imperialimo internamente.

Só que as coisas complicaram de mais.

Os debates estão abertos.

O Ahmadinejad é dereita,mas não podemos confundir isso com a soberania do Irã e seu anti-imperialismo.

pedro cavalcante disse...

Cappacete

Celso Lungaretti,
há um bom tempo
é de direita

celsolungaretti disse...

Pedro,

então Marx também era. Ele sempre colocou para seus seguidores a tarefa de alavancar a civilização. Apoiava revoluções anti-feudais, para que depois as nações tornadas capitalistas fizessem nova ruptura e chegassem ao socialismo.

Ahmadinejad representa o contrário, a volta ao feudalismo.

Gaddafi é o típico tirano que reprime seu povo para se manter eternamente no poder e adota retórica anti-imperialista para enganar otários.

Eu sou coerente: vocês jamais me verão defendendo tiranos e traindo o compromisso marxista com a libertação dos homens.

Existimos para conduzir a humanidade ao "reino da liberdade, para além da necessidade".

O resto é cegueira de quem nunca passou por uma ditadura e não sabe o que é viver debaixo das botas de imbecis armados.

celsolungaretti disse...

Ah, ia esquecendo da pergunta do Cappacete.

As imagens pertencem ao André Liohn, que é um fotógrafo profissional.

Então, ou ele deu exclusividade a outro veículo ou a "Folha" não quis pagar o preço que ele propôs. Ou nem mesmo pensou nisso.

Foi um correspondente de guerra entrevistando um fotógrafo da guerra, num país convulsionado. As coisas não são tranquilas.

Mas, repito: o André merece respeito. Não há motivo nenhum para você duvidar de que as fotos existam.

Related Posts with Thumbnails