sexta-feira, 11 de março de 2011

POR QUE NÃO TE CALAS, MARTA?

"Mulheres começam a ocupar postos aos quais não tinham acesso, mas, quando desempenham suas ações com firmeza, não importa o cargo, logo são chamadas de autoritárias." (retórica atual da senadora Marta Suplicy)

"Se a senhora quer fazer demagogia, a senhora faça!" (piti da prefeita Marta Suplicy em 2004, reagindo às críticas da dentista Simone Correa que, como contribuinte, tinha todo direito de estar inconformada com mais um transbordamento do Córrego Pirajussara)

6 comentários:

zanzere disse...

Poxa, não entendo.
Não moro em São Paulo, e não acompanhei de perto a polêmica na época. Não tenho amores pela Marta, mas acho que ela está certa no discurso atual (existe preconceito com as mulheres que defendem posições firmes). Acho que ela errou muito em se envolver em bate-boca, que só pode ser ruim para o político (ainda mais do PT, com a imprensa majoritariamente contra. O bate-boca do Índio da Costa com o rapaz na favela carioca não foi veiculado na grande imprensa). mas, comparando a enchente na época dela com as enchentes atuais de Serra-Kassab, é leviano superdimensionar o que aconteceu na gestão Marta.
Repito que não moro em São Paulo, não conheço detalhes da gestão Marta, mas, mesmo compreendendo que o PT não é "a esquerda que gostaríamos", acho que é a esquerda viável hoje (num processo democrático, cheio de contradições e negociações), e deve ser entendido como um passo na direção daquela "esquerda que gostaríamos". Ou preferes o governo tucano-pefelê?
Acrescento que admiro muito o senhor, sua história de vida e seus textos, que leio frequentemente.

celsolungaretti disse...

Zanzere,

o motivo deste post é a Marta ter várias vezes se mostrado autoritária e sem compaixão. Então, o que ela disse agora pode até estar certo em termos genéricos, mas parece também ser uma autojustificativa, uma forma de fazer-se de vítima, tipo "só me criticavam porque sou mulher e tinha poder".

Não, os principais motivos das críticas eram mesmo seu pavio curto e sua arrogância, que ficaram bem evidenciados nesse episódio.

No momento em que uma munícipe tinha sofrido um grande prejuízo por causa do desleixo da sua administração (aquele córrego transbordava sempre e não se enfrentara o problema), a Marta poderia muito bem ter sido mais condescendente com o que não passou de um desabafo. Ao invés disto, tratou a dentista com um desprezo olímpico.

Para mim, isso era um problema especificamente da Marta, não do PT -- mesmo porque ela nunca teve a cara do partido, ao contrário, p. ex., da Luísa Erundina.

zanzere disse...

Agradeço a resposta.
Eu também acho que a Marta é pavio curto, dá declarações extremamente infelizes (o "relaxa e goza" é asqueroso, digno das elites mais desvencilhadas dos problemas do povo) e que ela não tem a cara do PT.
Mas não dá p'ra ignorar que o fato de "ser mulher no poder", associado a "ser governo do PT", ensejou a maior parte das críticas contra ela e, também, contra a Erundina (que com certeza sofreu mais, por ter sido prefeita numa época ainda mais machista)

Eduardo H. disse...

Olá Celso,

Poxa para mim esse vídeo não quer dizer nada.
A Marta para mim foi a melhor prefeita que essa cidade já teve (eu não acompanhei a gestão de Erundina), e o que esse vídeo na verdade quer mostrar é a manipulação que a grande mídia fazia de sua atuação como prefeita. Basta comparar com o tratamento dado pela grande mídia quanto as enchentes na gestão do Serra ou ao Kassab, que, diferente na época da prefeita, não se exploraram as opiniões ou manifestações das pessoas descontentes com as enchentes ou outros assuntos do município nem tampouco veicularam qualquer matéria que comprometesse ou desgastasse a imagem de Serra/Kassab. Isso sim é o que deveria ser esclarecido.
E a Marta, embora politicamente não devesse ter entrado no bate-boca com a moradora, não fez autoritarismo nenhum, apenas respondeu as declarações vazias de uma pessoa querendo aparecer na televisão. Uma pessoa que tinha todo o direito de reclamar, mas não apelando daquele jeito, dizendo que o povo passa fome e outras coisas sem saber das ações que a prefeitura estava tomando a respeito. Um claro desconhecimento. Mas um desconhecimento usado propositadamente para poder aparecer na TV, já que era isso que a grande mídia estava buscando, pois queria pintar a prefeita de esnobe, de descontrolada, de má gestora, etc.
Agora, o que precisa ser enfatizado é que a grande mídia conseguiu seus objetivos. Foi quando ajudou a eleger o Serra para prefeito após uma boa administração da Marta. Numa época em que a cidade estava com seu centro histórico sendo recuperado, e não com a crackolandia de agora, com o transporte público sendo otimizado com o passe único e acabando com a máfia dos perueiros (quem andava de transporte público naquela época sabe do caos que a cidade enfrentava com as peruas andando como verdadeiros "cachorros loucos" e da melhora no trânsito e nas linhas de ônibus e vans após a regularização), com a educação através dos CEUS, que unia educação + cultura + comunidade, entre outros, que com exceção de enchentes e metro que são de maior resposabilidade do Estado (na mão do PSDB na época).
Estranhamento a grande mídia hoje fala das chuvas e das enchentes em São Paulo do alto dos seus helicópteros como se estivessem narrando um evento ou um show. Por que será que não vão mais saber dos moradores (na maioria de regiões periféricas da cidade) o que eles estão achando da atuação do prefeito ou do Governador? Será que eles iriam concordar com a grande mídia de que o problema é por culpa de Deus que faz chover demais na cidade? Ou será que é porque esses moradores iriam denunciar o descasso com que a corja PSDB/PFL tratam a cidade e seus moradores há muitos e muitos anos. Administrações corruptas que foram e estão descaradamente comprometidas com a "máfia imobiliária", ao invés de priorizarem um projeto urbanistico para a cidade que integre o cidadão em harmonia com os espaços públicos e com o meio ambiente.
Agora o prefeito Kassab foi convidado para uma tal de Feira Internacional de Negócios Imobiliários lá na França. E ele foi com o maior orgulho!!!
Por que será??? Será que é para mostrar as grandes obras de melhoria que ele fez na 6ª maior cidade do mundo???
Desconfio que não... E ainda o PSB da ex-prefeita Erundina o quer como aliado. É para acabar mesmo.

E parabéns pelo Blog, Celso.

celsolungaretti disse...

Meu caro Eduardo,

não é a grande mídia a senhora dos meus juízos, num (apoio às suas posições explícitas ou implícitas) nem em outro (rejeição) sentido. São meus princípios.

Então, sempre que eu vejo um cidadão sem poder sendo tratado dessa maneira por quem está no poder, eu tomo o partido do primeiro.

Pois, para mim, revolucionário existe para defender os fracos dos poderosos.

Não relativizo valores. O que defendo numa situação, defendo noutra. Não condeno ao inferno os inimigos e absolvo os amigos pelos mesmos crimes, como quase todo mundo faz. Exijo de meus amigos que jamais cometam os mesmos atos dos inimigos, caso contrário não os pouparei.

Por tudo isso, só posso dizer que o comportamento da Marta nesse episódio foi exatamente o contrário do que deve manter um militante de esquerda, no poder ou fora dele. Com coitadezas como aquela dentista a postura correta sempre será argumentar com serenidade e paciência.

Agressividade só devemos usar contra os verdadeiros inimigos. Se eu tivesse de discutir publicamente com algum parasita do capitalismo (digamos, um banqueiro), faria muito pior do que a Marta. Mas, jamais perderia a linha com uma profissional honesta.

Um abração!

Anônimo disse...

O tema em questão não é a avaliação do governo da Marta.É sua postura elitizada (marca da classe) que reforça o rótulo de "madame"impingido pela direita.
Existem alguns CRENTES FANÁTICOS travestidos de defensores de governo popular e democrático que não toleram crítica alguma aos seus deuses.
A argumentação desses religiosos é batida demais :
- É tudo culpa do diabo ( a mídia, do psdb/demo,etc).
Que a mídia e o psdb/demo são expressões típicas do preconceito da classe burguesa que representam qualquer pessoa que tenha um mínimo de clareza política sabe.
Agora, quando na campanha municipal passada o Kassab é tratado pela campanha petista como bicha de forma implícita a quem serve esse preconceito ?
A mídia também explorou o ataque histéco do Kassab contra um munícipe que protestava conta ele numa inauguração de hospital.
Na verdade, uma boa parte da mídia vive de sensacionalismo seja de direita,canhota etc.
Acredito que um governo que tenha implantando algo como o Bilhete Único nunca poderia perder qualquer eleição. Mas, também é verdade que que a regulamentação das peruas ( na verdade negociação e incorporação do crime organizado ,PCC, pois só um idiota não sabe desse fato)não representou um avanço na política de transporte. Se antes havia ônibus lotado ,hoje são latas de sardinhas entupidas.

Enfim, é isso.

Related Posts with Thumbnails