terça-feira, 27 de setembro de 2011

A CONQUISTA DA VERDADE


Companheiros e amigos,

um traço marcante da geração 68 era o sentimento de que a consciência das injustiças implicava a responsabilidade de lutar contra elas.

Havia quem criticasse tal postura, qualificando-a de voluntarista.

E existe também quem até hoje admira a disposição que tínhamos de assumir as boas causas, não medindo esforços nem riscos.

Uma lição eu aprendi na vida: um homem continua forte enquanto se mantém coerente com seus valores.

Então, quando tomei conhecimento do Caso Battisti, em 2007, imediatamente escrevi um artigo pedindo sua libertação. Pois a solidariedade era obrigatória para os revolucionários de minha geração -- e continua sendo-o, para mim, até hoje.

Mas, um companheiro com melhor trânsito nos gabinetes palacianos me garantiu que a situação estava sob controle e eu não precisaria me preocupar.

"Antes assim!", pensei, porque tinha noção clara do quanto uma luta dessas pode ser desgastante -- e já não sou jovem.

Quando houve aquele resultado adverso no Conare, entretanto, eu percebi que a situação se tornara perigosa e que, havendo travado batalhas similiares, eu tinha uma contribuição relevante a dar para que fosse evitado o pior.

Arregacei as mangas e passei de novembro/2008 a junho/2011 priorizando a causa de Battisti. 

Foram viagens, palestras, debates, trâmites de todo tipo e cerca de 250 textos divulgados ao longo da luta -- encerrada com uma vitória dificílima, que ainda será reconhecida como das mais significativas que a esquerda brasileira alcançou em todos os tempos.

Nesta semana estou iniciando outra cruzada que também deverá ser das mais trabalhosas, mas considero e assumo como um dever: a de empenhar-me ao máximo para que o relatório final da Comissão da Verdade faça justiça aos que sofreram e aos que tombaram na resistência ao arbítrio.

É fundamental que a última palavra do Estado brasileiro sobre os  anos de chumbo seja, exatamente, verdadeira -- pois é a que ficará para os pósteros.

Que, relatando fielmente o festival de horrores imposto ao nosso povo, sirva como dissuassivo de futuras recaídas na barbárie.

Como os nomes cogitados para a Comissão não me deram a certeza de que a integridade do trabalho seria mantida face às enormes pressões que certamente advirão, decidi pleitear uma vaga. Pois a melhor posição para influirmos nos rumos de uma luta é colocados no centro dela.

Mas, sou bem realista quanto às possibilidades de obter a indicação: elas só existirão se eu tiver forte respaldo na internet. É minha trincheira e meu provável único trunfo.

Ou caminhamos juntos ou serei ignorado sozinho; é simples assim.

Espero merecer o apoio dos companheiros.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vamos lá
Onde eu faço a cruzinha?

zaratustra disse...

Caro Celso
isso ai gosto do teu caráter político e do seu profissionalismo.
Também vejo com desconfiança essa Comissão da Verdade e sou solidário à proposta.
Abraço.
Walder

celsolungaretti disse...

Companheiros,

a ajuda que todos podem me dar é difundir estes textos na internet.

Jornalistas que puderem noticiar ou pautar, devem fazê-lo. A grande imprensa, claro, estará contra mim, mas sempre é possível encontrar uma ou outra brecha.

E quem tiver acesso aos círculos do poder, também poderá dar uma força. É neles que a coisa se decidirá.

Com um pouco de boa vontade e de sorte, quem sabe não serei o estranho nesse ninho preparado para outros?

Anônimo disse...

Celso, e o cartaz que eu sugeri? Alguém com conhecimento em computação gráfica se habilita a fazê-lo?

celsolungaretti disse...

Ninguém se voluntariou até agora para isso, companheiro. E eu mesmo sou zero à esquerda em informática.

Related Posts with Thumbnails