"Se você vê o que aconteceu na Palestina em 1948 de uma perspectiva humanista, só se pode chegar a uma conclusão: as forças sionistas expulsaram milhares de pessoas e demoliram centenas de vilas palestinas, o que configura limpeza étnica.
"Os israelenses não são os únicos a colonizar uma terra estrangeira, várias nações europeias fizeram isso no passado. Mas os israelenses são os únicos a negar o que fizeram.
"[Quando Israel invadiu o Líbano em 1982] Pela TV, eu podia ver o que meu país estava fazendo e não tinha como justificar todas aquelas atrocidades.
"...as pessoas em Israel sabem o que o país fez no passado e faz no presente, mas muitos ainda aceitam isso e parecem não se importar.
"Os judeus foram para a Palestina porque precisavam fugir do genocídio na Europa, mas implementaram um projeto colonial. Para o sionismo, que considero ser o último movimento colonial, é preciso ter o máximo da Palestina com o mínimo de palestinos possível, caso contrário o projeto não consegue se concretizar.
"...Israel implementou uma ocupação militar sem conceder cidadania, negando aos palestinos o direito de decidir sobre o próprio futuro.
"...Gaza, p. ex., é tão fechada que nem se entra mais lá, só se bombardeia.
"...Judeus e palestinos podem viver juntos num Estado democrático, não precisam viver num sistema de apartheid.
"...precisamos mudar todo o vocabulário que usamos para nos referir à questão Israel/Palestina. Em vez de falarmos em processo de paz, devemos começar a falar em descolonização."
.
(Ilan Pappé, historiador e professor universitário israelense, em entrevista concedida à Folha de S. Paulo no Brasil, onde está
lançando A limpeza ética da Palestina. Ao publicar tal livro
em 2006, ele sofreu tantas pressões e ameaças que teve
de exilar-se no Reino Unido, lá permanecendo até hoje)
2 comentários:
que saber a verdade: Israel quando saiu do Egito e a travesou o mar vermelho e o deserto, Deus entregou na sua mão todos os morador daquela terra, para destruir todos, porem eles não deram houvido á vos de seu Deus, deixaram de resto aquelas nação, e habitaram no meio deles. Esta é a questão.
Postar um comentário