segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ESTÃO LEVANDO O RAFAEL BRAGA VIEIRA. QUEM SE IMPORTA?

A estimada companheira Auriluz Pires Cerqueira chamou a atenção para uma notícia que me passara despercebida na última semana: a inacreditável condenação do morador de rua Rafael Braga Vieira a 70 meses de prisão em regime fechado, apenas e tão somente por haver sido encontrado com produtos de limpeza que poderiam, eventualmente, ser utilizados no preparo de coquetéis molotov (para mais detalhes, leiam este bom artigo da blogueira Ana Aranha). 

Ou seja, que ninguém ouse circular por perto dos logradouros onde a Polícia Militar massacra e barbariza manifestantes portando latas de Pinho Sol e de água sanitária, caso contrário poderá ser condenado como terrorista, mesmo inexistindo a mais remota evidência de que pretendesse utilizá-los para incinerar os fardados (e a vassoura que ele também carregava, que papel teria no atentado?). 

Pior ainda se já houver sido preso duas vezes como ladrão. Isto será tido como agravante por parte de togados que confundem alhos com bugalhos.

A racionália estapafúrdia do meritíssimo Guilherme Schilling Pollo Duarte, da 32ª Vara Criminal da capital carioca, deve ter virado piada de brasileiro lá em Portugal... 

A defensora pública Enedir Adalberto do Santos vai recorrer da (pra lá de iníqua) decisão, claro! A Comissão de Direitos Humanos da OEA já foi notificada (pela ONG Justiça Global), claro! A sentença, que parece saída de algum filme sobre o nazismo, será derrubada adiante, claro! 

Mas, como é que algo assim pôde acontecer naquela que foi um dia chamada de cidade maravilhosa? Cadê os brasileiros cordiais? E onde anda a busca pela justiça, que Platão dizia ser inerente aos seres humanos?

Tudo bem que o tal juiz seja uma exceção: um ser absolutamente desumano. Mas, e os omissos, o que são? Seres absolutamente egoístas, que só se preocupam com as injustiças quando os atingem pessoalmente?

Vale lembrarmos os apropriadíssimos versos de Bertold Brecht:
"Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo."

3 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Celso,tudo bem?

Ás vezes rola umas blogagens coletivas com intuito de botar pressão para abertura dos arquivos da ditadura.É uma iniciativa de alguns blogueiros e militantes da causa. Eu te convido a escrever um texto sobre este tema aqui: http://desarquivandobr.wordpress.com/2013/12/05/convocacao-para-a-viii-blogagem-coletiva-desarquivandobr/
e também que pudesse postar no Ousar Lutar do Mário pra gente poder participar. Mas tem que ser até dia 13 de dezembro.

Topas?

Qual quer coisa no email: afsturtdasilva[arroba].com.br .

Abs Sturt Silva

celsolungaretti disse...

É claro que farei, companheiro!

ilda marrocos disse...

Para ter importância precisa ter mais que um nome. Carteira de identidade, C P F , certidão de nascimento, endereço fixo, telefone. Nunca jamais ter cometido nenhum delito, ser empregado de órgão público de preferencia federal. Ter padrinhos influentes, ser um "faz tudo por eles". Quem se importa por um Zé ninguém?!Seriamente? Os raros, quase inexistentes "ALGUÉNS"!...

Related Posts with Thumbnails