quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PROTESTO CONTRA A BLITZKRIEG NA CRACOLÂNDIA: UM CHURRASCÃO

A convocação abaixo foi publicada por seis internautas no Facebook 
e reproduzida no espaço de editoriais do CMI.

Por concordar integralmente com as análises e com a proposta, posto-a na íntegra.

CHURRASCÃO DA GENTE DIFERENCIADA - VERSÃO "CRACOLÂNDIA"

O primeiro foi contra o elitismo.
Agora o alvo é o fascismo.
Neste sábado, venha mostrar para o governo que sua polícia não é bem-vinda em nossas ruas

Sem oferecer alternativas decentes aos dependentes e sem respeitar os direitos humanos deles e dos outros usuários, trabalhadores e freqüentadores da região da Luz, o governo paulista vem ocupando militarmente, desde o dia 3 de janeiro, a zona conhecida como 'cracolândia'.

Higienismo, preconceito, segregação, violência, intolerância, tortura, abuso de autoridade e mesmo suspeitas de assassinato passaram a ser ainda mais constantes nos dias e principalmente nas madrugadas do bairro.

Luiz Alberto Chaves de Oliveira, coordenador de Políticas sobre Drogas do governo, defendeu que a operação teria como objetivo trazer 'dor e sofrimento' para os dependentes, forçando-os a buscar tratamento. Fica claro, no entanto, que os seres humanos que ali freqüentam ou vivem são a última preocupação de nossos governantes, que sabem muito bem que questões de saúde nunca poderão ser resolvidas por uma das polícias mais assassinas do mundo .

O objetivo da dor e do sofrimento é meramente expulsar aquelas pessoas dali para que o projeto da 'Nova Luz', que prevê demolição de um terço das construções da região e reconstrução do espaço com vistas ao lucro da especulação imobiliária, possa ser implementado.

O que foi mesmo que aconteceu em 1985?
Em reação a isso, dezenas de coletivos, grupos e entidades organizaram para este sábado mais um 'churrascão diferenciado', tipo de mobilização que ficou marcada na cidade como forma de combater, de forma bem humorada e crítica, o preconceito e o racismo dos políticos e das elites paulistanas. Traga seus instrumentos, cartazes, idéias, alimentos e o que mais achar necessário para tornar agradável este sábado de protesto e diálogo em defesa de políticas corretas, respeitosas e abrangentes em relação à população de rua (ou em situação de rua) e aos usuários e dependentes de drogas.

Quando: sábado, 14/01, às 16h
Onde: rua Helvétia com Dino Bueno, São Paulo

Além da presença, vale levar:
  • instrumentos musicais
  • churrasqueira e alimentos
  • cartazes
  • vassoura e sacos de lixo
Não porte substâncias ilícitas. Afinal, a região é o pedaço de chão mais militarizado da cidade.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails