sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ASSISTA À VERSÃO ORIGINAL DE "1900", COM UMA HORA A MAIS

O filme 1900 (Novecento, 1976), cujas duas partes podem ser vistas abaixo com legendas em português e na sua VERSÃO ORIGINAL DE 5 HORAS E 10 MINUTOS, foi um projeto extremamente ambicioso do cineasta italiano Bernardo Bertolucci.

Passou nos cinemas com 4 horas e pouco, saiu em DVD com a duração original (esta aqui), mas Bertolucci o concebeu como uma minissérie em seis capítulos, totalizando oito horas!  O que terá deixado de lado, quando não conseguiu viabilizá-la nas tratativas com a TV?

Por meio das trajetórias paralelas de um filho de fazendeiro (Robert De Niro) e um filho de camponeses (Gerard Depardieu) nascidos exatamente quando o novo século se iniciou, ele traça um grandioso painel da sociedade italiana no século 20, com destaque para o apogeu e decadência dos movimentos comunista e fascista (este personificado por um capataz composto de forma tão vigorosa por Donald Sutherland que acaba ofuscando os dois principais).

A história alcança até o chamado compromisso histórico, quando o PCI, em troca do poder, abdicou definitivamente de quaisquer veleidades revolucionárias. [Quaisquer semelhanças com um certo pacto firmado pelo PT em 2002 NÃO são mera coincidência. Goethe explica...]

Num primor de sarcasmo, Bertolucci dá sua visão sobre o  compromisso histórico  na sequência em que os dois envelhecidos amigos pessoais/inimigos de classe, gagás e rabugentos, fustigam-se mutuamente, mas já não têm capacidade para causar dano um ao outro.

Trata-se, contudo, de um filme com altos e baixos, às vezes demasiado esquemático. A grande obra-prima de Bertolucci foi mesmo O Conformista (Il conformista, 1970), sobre o papel da repressão sexual na formação da personalidade fascistizada.

OBSERVAÇÃO DE 01/12/2018: NOVAMENTE OS PROPRIETÁRIOS DOS DIREITOS AUTORAIS OBRIGARAM O YOUTUBE A RETIRAR DO AR OS VÍDEOS QUE ESTAVAM LÁ DISPONIBILIZADOS. 

MAIS DE 40 ANOS DEPOIS DE O FILME TER SIDO LANÇADO OS ABUTRES DO CAPITAL CONTINUAM EMPENHADOS EM NEGAR AOS NÃO PAGANTES O ACESSO À CULTURA!

NO MOMENTO, O QUE POSSO FAZER É RECOMENDAR DOIS SITES NOS QUAIS OS LINKS PARECEM ESTAR ATIVOS: ESTE E ESTE. LAMENTO.

5 comentários:

Unknown disse...

Cara, o 1900 não tem legenda em português, é assim mesmo ou tá com algum erro?

celsolungaretti disse...

Tem de clicar num ícone do canto inferior direito, ao lado daquele da roda dentada, e depois "ativar legenda".

Unknown disse...

Tá bom pra baixar esse filme?

Unknown disse...

Nao da para assistir, como faço?

lenx disse...

Saudações ...

Gostaria de recomendar a todos os interessados como obter legendas em português deste brilhante filme [longo] do mestre Bernardo Bertolucci:

Abram o website 'www.opensubtitles.org' e busquem na barra de busca do site a produção de Bertolucci com os termos de busca abaixo

a) 1900
b) Novecento

Assim que aparecerem os resultados da busca feita, ao lado de cada arquivo/resultado, vai aparecer a "bandeirinha do país [isto é, d idioma] para usar esse arquivo no legendamento d filme italiano.

Disponham !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Related Posts with Thumbnails