sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

RETROCESSO SEM FIM: ATÉ O ENSINO RELIGIOSO ESTÃO EXUMANDO!!!

Voltaremos a 1913? Pior: ao século 17!
Leio que acaba de ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação a nova Base Nacional Comum Curricular, definindo o que os 35,8 milhões de estudantes das redes pública e privada do Brasil deverão aprender em cada etapa de sua vida escolar na educação básica (ensinos infantil e fundamental).

Tudo leva a crer que o ministro da Educação Mendonça Filho aprovará integralmente o textículo.

A pior mudança, de longe, é a imposição da obrigatoriedade do ensino religioso no ensino fundamental. Estaremos, passo a passo, voltando à Idade Média? Parece.

Espero que se pretenda apenas obrigar as escolas a oferecerem ensino religioso a quem quiser cursar tais aulas. Caso contrário, tal disposição será inconstitucional, à medida que vai se chocar três vezes com o Art. 5º da Constituição Federal:
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença...
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...
E a palmatória, vai ser adotada de novo?
O número de religiões existentes no Brasil é enorme: católica apostólica romana, católica ortodoxa, batista, luterana, presbiteriana, metodista, Assembleia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Universal do Reino de Deus, Evangelho Quadrangular, Deus é Amor, Adventista do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, mórmons, espiritismo, umbanda, budismo, candomblé, messiânica, judaísmo, neopentecostais, esotéricas, indígenas, islamismo, bahaísmo, hare krishna, hinduísmo, taoísmo, xintoísmo, seicho-no-iê, etc.

Impor a qualquer aluno, de qualquer idade, a presença obrigatória em aulas de outras religiões que não a professada por ele e respectiva família violentaria irremediavelmente sua liberdade de crença. E, claro, não há a mínima possibilidade de cada escola do Brasil dar aulas sobre cada religião do Brasil.

Então, se este arcaísmo for mesmo implementado, que pelo menos se reconheça, como no passado, o direito de os  alunos se retirarem da classe quando se for abordar uma religião que não seja a sua.

E, como a coisa seria praticamente inadministrável, que também não haja exigência de comparecimento nem de nota em tal disciplina.

Veem-me à mente dois versos antológicos do canadense Neil Young: "E uma vez que você tenha ido, não pode voltar / Quando está saindo do azul e entrando nas trevas".

Após notícia tão deprimente, o antídoto: uma música para indignar carolas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails