quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

PREVÊ-SE QUE LULA VÁ ATÉ O FIM NOS SEU BRAÇOS DE FERRO COM A JUSTIÇA. É UMA BOA DECISÃO?

Toque do editor
Abaixo estão as hipóteses que circulam nos bastidores da política sobre se Lula terá ou não condições legais de disputar a Presidência da República na próxima eleição, segundo o Painel da Folha de S. Paulo, editado pela jornalista Daniela Lima.

Na minha opinião, é mais do que hora de a esquerda desistir de uma candidatura que tem enorme chance de ser inviabilizada pelos tribunais e, mesmo que os togados não a fulminem, representaria apenas uma resposta do passado aos dilemas do presente. 

Lula não é um revolucionário e, diga o que disser, sempre acabaria praticando a conciliação de classes, ou seja, quereria dar vida a um reformismo que o vento da crise aguda capitalista levou.

A esquerda precisa é apostar num líder que tenha visão clara da impossibilidade de atender aos reclamos dos explorados sob o capitalismo. E que veja na eleição apenas uma das várias iniciativas para acumular forças visando a tal ruptura, não o caminho da nossa redenção.

Presidentes, sob o capitalismo, não detêm poder real para confrontar e superar o capitalismo. Já deveríamos ter aprendido esta lição há muito tempo. 

Eis o quadro exposto pelo Painel:

A celeridade com que o TRF-4 marcou o julgamento de Lula só ampliou a certeza tanto nas siglas de esquerda como nas de direita de que a corte deve condená-lo. 

Restam, agora, duas perguntas: 1)Até onde o petista está disposto a ir para fazer de seu calvário jurídico uma disputa política? 2)Algum ministro das cortes superiores irá se dispor a suspender os efeitos da decisão por meio de liminar, liberando o ex-presidente, hoje com 37% das intenções de voto, para ser julgado pelas urnas?

Integrantes do PT dizem que Lula não tem escolha a não ser radicalizar e levar seu embate com a Justiça às últimas consequências. Ele deve manter a estratégia de se registrar na disputa eleitoral e aguardar até o julgamento do último recurso possível para deixar a eleição.

Quem conhece o TRF-4 acredita que os três desembargadores que vão analisar o caso Lula devem condená-lo, porém, com penas diferentes. Isso abriria espaço para mais um tipo de recurso, o embargo infringente.

Em tese, mesmo preso Lula poderia se registrar na disputa. Em 2004, por exemplo, Antério Mânica, ex-prefeito de Unaí, conseguiu ser eleito enquanto estava na cadeia.

“Se for o caso, ele será proclamado eleito e chamado para a diplomação. Se vai comparecer ou não, é um problema do carcereiro”, disse, na ocasião, o ministro Sepúlveda Pertence, que presidia o TSE. Anos depois, Mânica acabou condenado a 100 anos.

Um ex-ministro do TSE diz que a conclusão do julgamento de recursos também depende da velocidade dos advogados –que podem tentar postergar decisão final– e lembra que nenhum candidato pode ser preso a 15 dias da eleição.

Deputados do PT querem que a defesa do ex-presidente Lula vá ao Conselho Nacional de Justiça questionar o que eles têm chamado de “velocidade seletiva” na tramitação do caso do petista no TRF-4.

2 comentários:

SF disse...

Celso,

Se errar é humano, permanecer no erro é pernambucano!

Lembro que você tantas vezes mostrou a saída para o impasse jurídico no qual o nosso pernambucano insiste em permanecer, ou seja, fingir-se morto politicamente.

Mas você analisa com a lógica do estrategista, tem liberdade de pensamento e coloca os valores em seus devidos lugares.

Ignorado, continua a dar sua contribuição para atenuar as consequências do dilema em que os companheiros se colocaram.

Sugere o amargo remédio do exame retroativo das ações e omissões, o abandono das ilusões dos poderes republicanos, a retomada da luta junto aos desfavorecidos e a elevação moral pessoal de cada líder. (se esqueci alguma de suas ideias, corrija-me)

Mas, como o Marcelo Resende, os doentes preferem alternativas nada saudáveis, ao invés dos difíceis e dolorosos tratamentos terapêuticos recomendados pela boa ciência da medicina.

Toda a falência dos governos já foi descrita por Platão e aprofundada pelos demais filósofos, culminando no brilhante 18 de Brumário de Luís Bonaparte (olha o lulinha alí! Vôte!).

Sei que há muito mais conhecimento e argúcia que já foram ditas a respeito, mas o que me impressiona vivamente é a pergunta platônica: por que precisamos de governo?

A resposta "porque não sabemos governar a nós mesmos" tem uma profundidade que vai além das lides exclusivamente sociopolíticas.

O simples fato de deixarmos que fatos e pessoas alterem o nosso humor, já é um indício de que somos governados por eles e que não temos o governo de nós mesmos.

E governarmos a nós mesmos dispensa outros de o fazerem.


Anônimo disse...

O líder que a esquerda precisa para construir o socialismo é você. Lungaretti para Presidente. Coloque aqui no blog...

Related Posts with Thumbnails