terça-feira, 17 de outubro de 2017

POLICIAIS E JUÍZES QUE SE CUIDEM: OS TRAFICANTES OS QUEREM SUBSTITUIR.

Só agora há pouco percebi que nunca havia disponibilizado neste blog um dos maiores clássicos da sétima arte em todos os tempos: M, o vampiro de Dusseldorf, dirigido pelo grande Fritz Lang, que é de 1931 mas, para nossa vergonha, continua extremamente atual.

Mostra um homem perturbado (Peter Lorre), que tem a idade mental de uma criança... e assassina outras crianças. Bem mais significativa do que a história de serial killer, contudo, é este desdobramento: os criminosos não suportam mais a presença maciça de policiais nas ruas atrapalhando suas atividades e resolvem cuidar eles mesmos do infanticida.

Capturam-no e o submetem a um grotesco julgamento do submundo, terminando, claro, por condená-lo à morte. Lang insinuava que o nazismo ascendente era isto, criminosos assumindo o poder na sociedade e encenando farsas sinistras.

É o que vem acontecendo no Brasil há algum tempo, com o crime organizado impondo a lei na periferia e bairros pobres, em substituição aos poderes da República, que derretem a olhos vistos.

Então, ao ler que traficantes de uma favela de São Miguel Paulista (zona leste paulistana) torturaram dois homens que os moradores da região suspeitam serem os responsáveis pela morte de duas meninas de três anos, lembrei-me imediatamente do clássico de Lang. 

Temo que a vida acabe imitando a arte também no tocante às distopias sobre o fim da humanidade. E o pior é que já nem sei se merecemos destino melhor...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails