segunda-feira, 24 de julho de 2017

"ESSA GENTE PENSA QUE O SOCIALISMO SE CONSTRÓI SOBRE MONTANHAS DE CADÁVERES"

Por Rolando Astarita
"Uma questão fundamental, que a esquerda muitas vezes parece passar por cima [ao analisar a crise venezuelana], é que não se pode construir socialismo algum contra a vontade da maioria da população. O velho ditado de que as baionetas servem para tudo, menos para sentar-se em cima, se aplica ao socialismo do século 21

Com o agravante de que o programa chavista nem sequer tem traços de algo que possa ao menos aproximar-se do socialismo, entendido este como controle e administração por parte dos trabalhadores dos meios de produção e mudança. 

O que houve foi um capitalismo de Estado, dirigido por burocratas e militares, em cujo amparo se enriqueceu uma nova burguesia, e que fracassou por completo em tudo que tenha a ver com o desenvolvimento das forças produtivas. O resultado hoje é que muitos venezuelanos hoje identificam o socialismo com a fome e privações que estão a padecer. As manifestações [contra o governo], portanto, são a resposta lógica de um amplo setor da juventude e da população, mais trabalhadores assalariados e estudantes.

Não se pode dizer que estejamos diante de uma ditadura ao estilo Pinochet ou Videla. Mas, sim, diante de um regime com traços cada vez mais bonapartistas: a anulação, de fato, da Assembleia Nacional; os tribunais militares que julgam manifestantes; o sinal verde que se deu aos coletivos para reprimir.
E, claro, registra-se ademais um fortalecimento do poder militar e sua ingerência no Estado. De 32 ministros, 11 são militares e 11 estados têm governadores militares. Tudo converge para o mesmo lado: um regime bonapartista, muito repressivo.

Além disso, a dinâmica na qual está embarcado o regime aponta para mais uma forma de ditadura aberta. Aproveito para destacar que este curso é apoiado por intelectuais de esquerda que pedem a Maduro que parta para a repressão aberta. Na prática, seria colocar o exército na rua. De fato, é o velho critério stalinista: essa gente pensa que o socialismo se constrói sobre montanhas de cadáveres, com campos de concentração, prisões e polícia secreta. Sem importar o que possa sentir ou pensar a maioria da população." 
.
(trechos de entrevista recente de Rolando Astarita, economista venezuelano
de orientação marxista que se contrapõe tanto ao regime de
Maduro quanto à oposição direitista)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails