segunda-feira, 27 de março de 2017

DALTON ROSADO: 1 ANO DE COLABORAÇÃO COM O BLOGUE, DOMESTICANDO O BICHO DE 7 CABEÇAS DA ECONOMIA POLÍTICA.

O inestimável Dalton Rosado completa nesta 2ª feira (27) um ano de colaboração com este blogue, ao longo do qual teve publicados 143 artigos e contos – uma média de dois textos a cada cinco dias.

Advogado, escritor e compositor, o Dalton foi secretário das Finanças de Fortaleza no governo popular de Maria Luíza Fontenelle (primeira prefeitura de capital conquistada pelo PT, cuja direção nacional, contudo, reagiu muito mal à sua firme determinação de resistir à imposição dos ditames da velha politicalha que começava a corroer o partido por dentro) e seu candidato à sucessão. 

A contribuição do Dalton tem sido fundamental para apresentar aos leitores as abordagens características da economia política, um dos pilares do marxismo, mas também um touro que poucos analistas de esquerda se dispõem a pegar pelos chifres...

[Inclusive eu: confesso que, lá no comecinho da minha trajetória, não consegui passar de umas 50 páginas do 1º volume d'O capital, enquanto devorava os clássicos marxistas de política, História e filosofia.] 

Já o Dalton, nosso Joelmir Beting, consegue tornar perfeitamente compreensíveis as discussões e conceitos que antes nos pareciam autênticos bichos de sete cabeças.

Que a este ano se acrescentem muitos e muitos outros, companheiro, de batalhas no terreno das ideias e, espero, também nas ruas e nas praças, pois é para isto que nós trabalhamos! (Celso Lungaretti)
Como não perco a oportunidade de fazer um gracejo nem desperdiço a chance 
de postar uma bela canção, eis a minha homenagem musical ao Dalton. 

Um comentário:

Unknown disse...

Dalton Rosado está bem à frente de nosso tempo. Muito embora temo o que ele fala, às vezes o considero o trágico mensageiro (Banshee - da lenda irlandesa), mas descortina os mistérios da economia política de forma real.

Related Posts with Thumbnails