quinta-feira, 19 de novembro de 2015

XAVI HERNÁNDEZ DISSE TUDO: MESSI É O CRAQUE SUPREMO NO MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL.

Sempre que as editorias de Esporte da grande imprensa estão sem assunto, dão um jeito de trazer à tona a velha discussão: quem é o melhor futebolista de todos os tempos?

Antes de Messi atingir o seu esplendor, eu respondia primeiramente ressalvando que era injusto compararmos grandes nomes de diferentes épocas, correndo o risco de avaliarmos por baixo gigantes do passado como Puskás e Di Stéfano, pois são poucos e precários os registros que restam de suas proezas nos gramados.

E depois completava que, mesmo assim, eu não tinha nenhuma dúvida da superioridade do Pelé sobre os concorrentes que eu vi em ação: Garrincha, Cruyff, Maradona, Platini e Zidaine, dentre outros.

Mas, a coisa começou a pegar quando a comparação passou a ser com Messi, pois eu não consigo imaginar um Pelé nascido algumas décadas depois sendo capaz de exercer a função de maestro do ataque, em altíssima velocidade, como o gênio argentino. 

Ou seja, as habilidades individuais se nivelam, talvez com uma pequena vantagem para Pelé. Mas no jogo coletivo, Messi é simplesmente incomparável e insuperável. 

Chega a lembrar o extraordinário Cruyff, o jogador de futebol mais inteligente que eu conhecera, mas conjugando a leitura perfeita das jogadas com uma extraordinária habilidade e uma rapidez extrema de raciocínio e execução (parece estar sempre um segundo na frente de todos os outros, companheiros e adversários).

Nunca havia escrito sobre esta minha conclusão, só a apresentando aos amigos nos papos de boteco. Sempre vi a questão ser tratada --quando a disputa era entre Pelé e Maradona-- com tanto destempero e chauvinismo que preferia não botar a mão nessa cumbuca.

Criei coragem após ler esta brilhante explanação de um dos maiores jogadores do nosso século, o campeoníssimo Xavi Hernández, que praticamente esgotou o assunto com míseras 49 palavras:
"Pelé e Maradona fizeram uma grande diferença, mas o futebol evoluiu. Os jogadores são melhores do que eram, o jogo é melhor. Fisicamente, taticamente, tecnicamente e psicologicamente, o futebol é melhor do que nunca. E o Messi se destaca como o melhor, no melhor momento da história do futebol".
Nada a acrescentar.
.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails