sexta-feira, 9 de outubro de 2015

DILMA SOLTA OS CACHORROS EM CIMA DO IMPEACHMENT... PARAGUAIO.

Saiu na Folha de S. Paulo:
"Segundo relato feito à Folha por três ministros, ao finalizar a reunião ministerial [da última 5ª feira, 8], Dilma procurou demonstrar que não se abateu com as últimas derrotas e fez o comentário de que está em movimento no país um 'golpe democrático' à paraguaia. 
Em seguida, elevando o tom de sua fala final, a presidente afirmou: 'Só que o Brasil não é o Paraguai, temos instituições fortes'".
Ou seja, em mais uma demonstração gritante de amadorismo e despreparo, Dilma ofendeu, sem quê nem para quê, uma nação com a qual mantemos relações cordiais. Será que ela nunca ouviu a expressão "golpe branco", que daria o mesmíssimo recado sem insultar ninguém?

E não pode queixar-se de que estava só jogando conversa fora; deveria saber há muito tempo que tudo que ela falar em público poderá virar notícia. Haverá sempre linguarudos para reproduzirem suas palavras a jornalistas com quem trocam favores, então nenhuma incontinência verbal passará batida.

E sua assessoria terá sido simplesmente bisonha se deixou de adverti-la de que cometera uma gafe, dando-lhe a oportunidade de consertar a situação antes que o mal crescesse. Se advertiu e não foi levada em consideração, bisonha é a Dilma.

A chancelaria paraguaia, evidentemente, protestou, manifestando "surpresa e desagrado". E deu uma alfinetada na Dilma, insinuando que ela meteu o nariz em algo que não lhe dizia respeito:
"O governo do Paraguai respeita o princípio de não intervenção em assuntos internos de outros Estados e ratifica que, na República do Paraguai, o Estado de direito e as instituições estão plenamente vigentes, sólidos e são respeitados, ininterruptamente desde 1989".
Na verdade, a opinião de Dilma sobre o impeachment de Fernando Lugo em 2012 é de que se tratou mesmo de um golpe, tanto que ela favoreceu a suspensão (que acabaria sendo temporária) do Paraguai do Mercosul.

Mas, mexer de novo nesse vespeiro quando tudo já é fato consumado e superado, oscilou entre a grosseria e a lambança. Já não lhe bastam os inimigos internos, precisa espicaçar os governantes vizinhos também?

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails