quinta-feira, 6 de agosto de 2015

TIRA O BODE DA SALA, DILMA!!!

A melhor antevisão do que nos espera no restante do mês do cachorro louco é a do dirigente dos sem-teto, Guilherme Boulos, neste artigo aqui:
"Agosto será um mês decisivo, em que as ruas colocarão em jogo projetos distintos para o Brasil. 
De um lado, a 'nova direita' convocou mobilizações para o dia 16, com apoio declarado do PSDB, da Rede Globo e da maior parte da mídia. (...) Querem aproveitar o avanço da Lava Jato e a corrosão do apoio ao governo para emplacar o impeachment de Dilma.
...Do outro lado, em 20 de agosto, movimentos sociais de todo o Brasil estão organizando mobilizações para apresentar outras saídas para a crise. MTST, MST, CUT, CTB, Intersindical, UNE, setores da Igreja Católica, movimentos negros e de juventude estarão nas ruas defendendo direitos sociais, enfrentando o ajuste fiscal do governo Dilma, mas enfrentando também a ofensiva da direita golpista e as manobras de Cunha".
Torcer, eu torcerei para o time do dia 20, obviamente.

Mas, sinto na espinha o mesmo calafrio de quando, pouco antes da partida contra a Alemanha na última Copa do Mundo, soube que o Felipão escalara o atacante Bernard ao invés de um meiocampista defensivo.

A tal nova direita entrará em campo unida em torno do objetivo claro e definido de derrubar Dilma.

A constelação de forças progressivas tentará, ao mesmo tempo, defender o mandato da Dilma e derrubar a política econômica da Dilma.

O povão não vai entender a sutileza. E os que têm prevalecido ultimamente nas ruas concentrarão fogo, enquanto os que têm se mostrado mais fracos vão lutar em duas frentes. Conclusão óbvia: será enorme a chance de sofrermos outro 7x1.

A menos que a presidenta desate o nó o quanto antes, exonerando Joaquim Levy e anunciando que o governo desistirá da política econômica neoliberal e vai reassumir as bandeiras tradicionais do PT. Aquelas sob as quais ela se reelegeu.

Ainda dá tempo, desde que a Dilma se compenetre de quão decisiva será a batalha das ruas. Se a nova direita der mais uma demonstração de força e as forças progressistas de fraqueza, o impeachment se tornará praticamente inevitável.

Tira o bode da sala, Dilma!!!

3 comentários:

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Conheço bem a tua posição quanto a este assunto, Celso, e me parece correta do ponto de vista ideológico. Mas não tenho nenhuma boa expectativa quanto ao que vem aí. O 7 a 1 a que você se refere já é um fato segundo posso compreender. E a culpa é, em grande parte, dessas direções sindicais, sociais e políticas pra lá de viciadas, viciadas em tudo que é vício, da CUT, da UNE, e, de um modo mais complexo, do MST. O grosso deles pertence ao PT ou participa diretamente da sua sustentação, e chegamos ao ponto em que ninguém pode nem pensar em ir para a rua, contra os banqueiros e latifundiários, com a bandeira do PT na mão.

Se é verdadeira a noção de que todo um ciclo da história da República se esgota, então devemos encarar a onça de frente, sabendo que ela vai nos abocanhar: é a nossa situação. Que moral os setores ditos progressistas terão para defender a manutenção do governo Dilma, contra a sua política econômica? Se tal postulado não faz sentido aos olhos do povão,é graças em grande medida a um governo tão desmobilizador e demagógico como o governo do PT; um governo que serviu ao longo de uma década para despolitizar o povo, com a ideia desgraçada de que, para progredir socialmente, caberia ao trabalhador ter acesso ao crédito bancário e acreditar no governo, porque éramos brasileiros e não desistíamos nunca. É verdade que houve melhorias durante o governo de Lula, mas sem nenhum protagonismo político popular, transformador. E que mentira dizem aqueles que classificam o governo petista como "bolivariano". E quão fácil é para o povo dar ouvido a mais essa mentira.

Quanto ao Boulos, espero que tenha cuidado. É um sujeito inteligente e corajoso, muito capaz, e não gostaríamos de vê-lo se tornando um pelego como esses da CUT ou da UNE, desses que criam empresas de "consultoria" ou de outro tipo para movimentar montanhas de dinheiro à sombra do poder político (estou me referindo a Dirceu, e estou me referindo também ao MST). E a todas essas o povo brasileiro pagando e se deseperando.

celsolungaretti disse...

Não discordo, meu caro Eduardo, mas estou tentando salvar o que ainda for possível do incêndio.

Sei que só um milagre evitará a derrubada da Dilma nesta altura do campeonato, mas gostaria que ela, pelo menos, caísse batalhando pela causa certa, não como uma neoliberal tardia. Assim como preferiria que o Zé Dirceu tivesse saído de cena com um mínimo de dignidade.

Não tenho motivos para ser grato a nenhum dos dois, mas sou sentimental com relação a quem um dia compartilhou meus ideais. Vê-los tão derrotados me chateia. Fico remoendo aquela pergunta do Judas ao Cristo, em JESUS CHRIST SUPERSTAR: "Você tinha tudo na mão, como deixou que as coisas terminassem tão mal?".

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Pois estes são exatamente os meus sentimentos em relação a todo este assunto, Celso! Você viu aquela fotografia que bateram da Dilma ontem ou antes de ontem, em que ela aparece em frente à bandeira nacional. Rapaz, o que é aquilo! Está que é um farrapo, imensamente abatida, uma situação tristíssima.

Related Posts with Thumbnails