sexta-feira, 14 de novembro de 2014

BIGODES CONVERGENTES

"Lá estava eu, trabalhando duro, procurando fazer meu dever, sem saber que tivesse algo de mau na cabeça. E daí comecei a falar dormindo. Sabes o que me ouviram dizendo? (...) 'Abaixo o Grande Irmão!'. Sim, foi o que eu disse. E disse muitas vezes, ao que parece...

- Quem te denunciou? - perguntou Winston.

- Minha filhinha - respondeu Parsons, com uma espécie de melancólico orgulho. - Escutou pelo buraco da fechadura. Ouviu o que eu disse e contou às patrulhas no dia seguinte." (1984, George Orwell)

Esta reminiscência do stalinismo veio-me à mente ao ler que o Partido Socialista Unido da Venezuela lançou uma repulsiva campanha para incentivar seus membros a delatarem supostos inimigos infiltrados. Questão de ordem, companheiro: acabei de te denunciar como espião...

Nem precisarão dedurá-los pessoalmente à Polícia do Pensamento versão 2014; vão poder fazê-lo por e-mail ou SMS.

Não se trata da vida imitando a arte, porque Orwell se baseou em situações reais: crianças caguetavam mesmo seus pais na pátria da revolução traída.

O bigodudo Maduro parece ser bom discípulo do bigodudo georgiano...

3 comentários:

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Já não bastava Maduro sair dizendo que o fantasma de Chávez apareceu-lhe em forma de passarinho, ou que os marcianos forneceram a CIA alguma arma capaz de inocular câncer nos outros?

Como esta nossa época é confusa!

celsolungaretti disse...

Bem, permanecendo
no campo ornitológico, o fantasma do Stálin agora deve ter vindo a ele na forma de corvo...

Eduardo Rodrigues Vianna disse...

Celsão, não sou disso, mas gostaria de pedir a você que desse uma olhada, quando tiver um tempinho, num pequeno artigo que publiquei em meu blog sobre esse papo: há até um número de telefone pra você denunciar o inimigo do povo (ou aquele teu desafeto pessoal dentro do partido, por que não?).

Alguém poderia pensar que se trata de um plágio disso que você escreveu, mas não é possível abordar o caso sem fazer referência ao livro de Orwell. Quanto a Stálin, pelo menos ele tinha o que defender com o estado policial dele - é uma longa discussão e NÃO tou defendendo o Stálin quanto a este ponto em particular.

Mas rapaz, tu precisas ver a reação de algumas pessoas quando postei o que escrevi no Facebook. É impressionante!

Related Posts with Thumbnails