sexta-feira, 18 de julho de 2014

UMA 3ª 'ERA DUNGA'? CRUZ, CREDO!!!

Dunga foi um volante mediano e raçudo, assim como Felipão foi um zagueiro raçudo e mediano.

Em 1990, simbolizou o futebol tosco que levou a Seleção Brasileira a ser eliminada por uma decadente Argentina (sobrevivia à custa dos derradeiros lampejos do Maradona) nas oitavas-de-final. A campanha desastrosa ficou apropriadamente conhecida como a Era Dunga.

Voltou como capitão e xerife do escrete em 1994, caindo como uma luva no esquema de jogo super-ultra-hiper-cauteloso de Carlos Alberto Parreira: dois na frente (Bebeto e Romário) e o resto atrás. Foi a Copa que o Brasil venceu sem jogar como Brasil, tanto que a decisão se deu na loteria dos pênaltis, depois de intragáveis 120 minutos de 0x0.

Do Mundial de 1998, seu lance mais lembrado é a cabeçada que deu em Bebeto na partida contra os galinhas mortas do Marrocos (um árbitro mais atento o expulsaria sem pestanejar). Consequência: os ressentimentos voltaram à tona no pior momento possível, o vestiário da final. 

O técnico Zagallo acertadamente escalou Edmundo no lugar do convulsionado e depois entorpecido Ronaldo Fenômeno, mas voltou atrás sob vara do cartola-mor Ricardo Teixeira. Dunga tentou liderar o elenco numa tomada de posição para que jogasse quem tinha condições, mas Bebeto encabeçou a ala dos discordantes. Com o elenco dividido, prevaleceu a vontade do Teixeira  e o Brasil entrou em campo com os jogadores nem se olhando na cara uns dos outros. Só podia dar França.

Limitado como jogador, limitado como técnico --igualzinho ao Felipão. É mais um expoente da velha escola da Pátria em chuteiras, da raça no lugar da técnica, da transpiração acima de tudo e dane-se a inspiração!, do primarismo em termos de organização tática. Com ele, não passamos das quartas-de-final em 2010. Quem entende de futebol o considerou, simplesmente, um técnico burro. A segunda Era Dunga acabou tão mal como a primeira.

Agora, os antenados com os bastidores da Cloaca Brasileira de Futebol (vide aqui) garantem que, na próxima 3ª feira, começará uma terceira Era Dunga... cruz, credo!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

sei que estou velho quando lembro que futebol, religião e politica eram "coisas que nao se discute", como dizia o povo, e não os tres ramos mais lucrativos do crime organizado...
a propósito o crime organizado é organizado...por advogados.

Anônimo disse...

A terceira erra Dunga Burro começou hoje em 27 de Junho de 2015...kkkkk

Related Posts with Thumbnails