quarta-feira, 9 de abril de 2014

COM QUEM NÃO QUER NADA, GASPARI PUXA O CORO DO 'VOLTA, LULA!'

Quem não é jornalista, geralmente toma ao pé da letra o que jornalistas escrevem... e amiúde engole gato por lebre.

P. ex., em sua coluna desta 4ª feira na Folha de S. Paulo, o verdadeiro recado de Elio Gaspari está dado no título: Vem, Lula (clique aqui p/ abrir). Só faltou mesmo o ponto de exclamação -poderiam até ser três...

Mas, como não fica bem um medalhão desses ser visto por aí como mais um integrante da claque lulista, Gaspari deu seu recado de forma evasiva, blasé, fingindo não torcer pelo time que está torcendo:
"Tudo ficaria melhor se Lula saísse como candidato a presidente. Por cinco razões:
1) Porque é maior de idade e está no exercício de seus direitos políticos.
2) Porque o 'volta, Lula' vem enfraquecendo o governo do poste que ele ajudou a botar no Planalto.
3) Porque uma parte do desgaste que está corroendo a doutora Dilma é dele e foi-lhe jogado no colo. Afinal, o mensalão e as petrorroubalheiras nasceram na sua administração.
4) Porque a outra parte do desgaste da doutora está associada ao mito da gerentona, criado por ele. Afinal, é a 'mãe do PAC'.
5) Porque a transformação do PT num aparelho arrecadador de fundos teve o seu permanente beneplácito, tanto durante os oito anos em que esteve na Presidência, como depois. .." 
Querem mais? Leiam aqui:
"...não fará diferença se esse mandato for exercido por Lula ou Dilma. Pelo contrário, para o bem ou para o mal, ele representa melhor a estrela que fundou do que ela, um convertida tardia.
A entrada de Lula na disputa daria maior clareza à escolha. Se ele é um político prestigiado, com 37% dos entrevistados pelo Datafolha dispostos a votar em quem tiver seu apoio, torcer para que fique no banco de reservas é uma ilusão".
A quem será que o Gaspari pensa estar enganando?

Indo ao xis da questão, eu não vejo grande ganho para os valores e princípios da esquerda com Lula como cabeça de chapa. Afinal, foi ele quem, logo no primeiro mandato, fulminou as pretensões dos que pretendiam a revogação da anistia de 1979, aquela que assegurou impunidade eterna aos carrascos da ditadura e seus mandantes.

A promiscuidade de Lula com os políticos direitistas e/ou fisiológicos mais podres do Brasil, ao sabor dos interesses petistas atuais, me enoja, como enoja a todos os companheiros que lutaram exatamente contra tais canalhas durante a ditadura militar.

E nunca esquecerei os recordes que o Bradesco e o Itaú trombeteavam praticamente a cada mês de seus dois mandatos.

Mas, admito que o meu senso estético ficará melhor servido com o Lula, que (para o bem ou para o mal) sempre sabe o que está fazendo, do que com a Dilma, a rainha das trapalhadas e dos tiros no pé.

Quanto aos petistas, se eu estivesse no lugar deles optaria pelo Lula, por um motivo bem simples: a chance de a Dilma ser derrotada agora se tornou enorme. Quando sua gestão como presidente do Conselho de Administração da Petrobrás for exposta e dissecada no horário eleitoral gratuito, a candidatura poderá fazer água a tal ponto que ela nem sequer chegue ao segundo turno.

Como, ao contrário do Gaspari, não estou fazendo lobby dissimulado por candidatura nenhuma, não darei divulgação ampla a este texto. Vou mantê-lo apenas cá no blogue, para que os amigos saibam como estou analisando o quadro atual. E, excepcionalmente, desta vez desautorizo a reprodução e repasse.

Por último: não descarto a possibilidade de que a candidatura do Lula em 2014 já fizesse parte do acordo fechado com a Dilma em 2010. Muito menos a de que a decisão de tirar o Lula do banco de reservas, neste momento, já esteja tomada.

Ou seja, depois que os adversários lançarem sua artilharia pesada contra a Dilma, será o momento ideal para o Lula aparecer no seu corcel branco e salvar o dia...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails